Jornalista detido em pleno exercício das suas funções

Moniz Francisco, jornalista da VOA

Por Jeremias Kaboco

Uíge, 17/04 (Wizi-Kongo) – O jornalista da VOA na província do Uíge está detido quando este encontrava-se a cobrir a manifestação dos estudantes universitários que estava marcado para este sábado 17 nos arredores da cidade do Uíge.  

Moniz Francisco foi detido na tarde de hoje, quando este tentava fazer a cobertura da manifestação convocada pela MEA (movimento de estudantes angolanos) na cidade do Uíge nos arredores da bangola,

Moniz que falou nas primeiras horas ao Wizi Kongo antes da sua detenção disse que estava a ser impedido de fazer cobertura pelo comandante municipal do Uíge identificado com o nome de Surra que o havia prendido o seu passe de serviço e o comandante municipal fez ameaças ao jornalista em não fazer a cobertura jornalística e se o fizesse o mesmo não poderia se responsabilizar pelas consequências.

Minutos depois foi detido pelos agentes da SIC segundo informou o Moniz, o portal Wizi Kongo contactou o segundo comandante para a ordem pública o subcomissário David Chitundo e que respondeu de imediato, disse desconhecer da detenção.

De imediato contactamos o comandante provincial o comissario Monteiro Matias Francisco dos Santos que prontamente atendeu o seu telemóvel mas que disfarçou-se de não ser o comandante provincial mas que faria os possíveis de saber o que se passava no concreto pois não se encontrava na cidade.

Neste preciso momento estão detidos mais quatro jovens que foram os promotores da mesma manifestação em destaque o presidente do movimento dos estudantes angolanos no Uíge MEA, Guimarães Kanga mais conhecido por “Libertador” .

Wizi Kongo tudo está a fazer para saber onde foram levados e ouvir os esclarecimentos dos agentes de segurança visto que a imprensa privada sedeada na província do tem sofrido bastante na cobertura de vários eventos sobretudo do governo.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.