Kimpa Vita anuncia estágios profissionais com direitos a subsídios de 50.000,00

Imagem Wizi Kongo, representante do FAS e vice-reitor da UNIKIVI no acto de assinatura do memorando.

Por Jeremias Kaboco

Uíge, 15/07 (Wizi-Kongo) – Numa iniciativa do Fundo de Apoio Social (FAS) e a universidade Kimpa Vita, assinou-se nesta quarta feira (14/07) um memorando de entendimento destinado aos estudantes finalistas das três unidades orgânicas afectas a Sétima Região Académica do país, que passarão a beneficiar, por mês 50.000,00 (cinquenta mil kwanzas) de subsídios, com a duração de seis em seis meses, periodicidade anual.

Numa primeira fase, vão abranger no total de 9 estudantes finalistas, que, além dos 50.000,00, igualmente, para quem for colocado durante o estágio em zonas recônditas, contará com ajuda de todos os custos diários equivalente a 33.150,00 (trinta e três mil e cento e cinquenta kwanzas), com vista a corresponder os desafios e aplicação do conhecimento teórico adquirido pelos estudantes no campo prático.

Entretanto, este memorando foi assinado nesta quarta-feira (14/07), numa cerimónia realizada nas instalações da reitoria da Kimpa Vita, estando assim, o mesmo memorando enquadrado no âmbito dos estágios comunitários de projecto sob tutela do FAS. Para o efeito, Fillas de Frederico Brancel e Lukonda Bau Nzuzi, respectivamente, chefe de departamento provincial do FAS no Uíge e o vice-reitor para a administração e finanças da Kimpa Vita, rubricaram o acordo, em acto testemunhado por vice-decanos, funcionários da reitoria, estudantes e de funcionários do FAS.

Imagem: Wizi Kongo. Lukonda Bau Nzuzi, vice-reitor para administração e finanças da universidade Kimpa Vita-Uíge.

Na sua intervenção e em poucas palavras, o reitor em exercício Lukonda Nzuzi, começou por agradecer a iniciativa do FAS por ter seleccionado a universidade Kimpa Vita, sendo a primeira instituição de ensino superior na província a beneficiar do referido projecto e encorajou os estudantes afectos no sentido de aplicarem os conhecimentos adquiridos ao longo da formação de modo que os objectivos sejam alcançados visto que os mesmos irão desenvolver as suas actividades nas comunidades.

Imagem: Wizi Kongo. Fillas de Frederico Bancel, chefe de departamento provincial do FAS-Uíge.

Fillas Brancel, em exclusivo ao Wizi-Kongo, disse que essa iniciativa faz parte no quadro de implementação do programa nacional de estágios comunitários para os recém-formados e, sendo o FAS uma instituição do governo angolano, procura abraçar todos os programas académicos no sentido de oferecer imputes aos alunos e formandos nestas escolas do saber, no sentido de garantir que os estudantes ou formandos tenham competências totalmente complementadas.

Na ocasião, os primeiros nove estudantes finalistas beneficiários, três assinaram os termos de compromissos na presença dos responsáveis do projecto e a alegria contagiou os rostos dos mesmos, entre eles, António dos Santos Mateus, Helena Paulo Manuel e Ana Verónica, em representação dos cursos de engenharia informática e economia.

António Mateus, não deixou de agradecia a oportunidade que lhe foi dado, disse se sentir feliz e pediu aos seus colegas no sentido de se engajarem para que possam ser selecionados mais outros colegas.

Imagem: Wizi Kongo. Estudante finalista António dos Santos Mateus, assinado o termo de compromisso.

O FAS enquanto instituto público tem dentre outras atribuições, dente as quais a promoção de estudos práticos e projectos direcionados no combate a fome e a pobreza nas áreas rurais e pré urbanas na provincia do Uíge destacam-se os municípios do Uíge, Mukaba, Songo, Sanza Pombo, Kitexi, Makela do Zombo e Kangola.

Imagem: Wizi Kongo. Funcionários da UNIKIVI presentes no acto.
Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.