Novo bispo católico do Uíge é apresentado oficialmente domingo

Imagem: Gentileza, rádio Eclésia - Uíge

Por Alfredo Dikwiza

Uíge, 20/03 (Wizi-Kongo) – Dom Joaquim Nhangango Tyombe, de 51 anos de idade é o novo prelado, que, depois de ser nomeado, recentemente, neste domingo (21/03), será apresentado oficialmente a comunidade cristã local e não só e, concomitantemente, assumir os destinos da igreja católica no Uíge, preenchendo, deste modo, a vaga deixada por Dom Emílio Sumbelelo, há dois anos.

Há dois anos, Dom Emílio Sumbelelo, deixou de exercer o cargo de bispo da diocese local, depois que fora transferido para exercer a mesma missão na diocese de Viana, província de Luanda. Neste domingo, nenhuma igreja católica da cidade do Uíge, foi encontrada a altura para colher o acto da apresentação do novo bispo, dai, o campo municipal 4 de Janeiro, no recinto dos jogos, é a solução achada.

Neste sábado, os preparativos deram caminho ao campo municipal 4 de Janeiro com a realização de actividades de limpeza e embelezamento do recinto, bem como organização das cadeiras onde irão a sentar centenas e centenas de pessoas, cujo distanciamento das cadeiras, de acordo o contexto actual da covid-19, foi um dos pontos mais altos, segundo presenciou, hoje, no local, o Wizi-Kongo.

Logo a entrada principal do campo, uma imagem do novo inclino católico chamava atenção de todos, dada a dimensão do cartaz e com letras garrafais a fazer referência do mesmo com os seguintes dizeres: “eucaristia de tomada de posse do Dom Joaquim Nhanganga Tyombe, bispo da diocese do Uíge”.

Dentro, o senário era fantástico de ver, principalmente, da maneira como estava sendo organizado as cadeiras. Porém, foi visível notar a divisão do campo em cinco partes até a hora da reportagem (13hs), em que, as cadeiras estavam organizadas em quatro blocos e o quinto perfazendo a parte vip onde estará sentado o novo bispo e demais figuras da igreja catalítica, do governo local e não só.

O palco, também já chamava uma atenção, cujos equipamentos para sua montagem já se encontravam no local e os técnicos, igualmente, já manuseavam com os mesmos para os remates finais, cujo fixaram-o na baliza do sentido sul, de acordo a posição do campo municipal 4 de Janeiro, isto é, no lado da administração municipal do Uíge.

Dom Joaquim Nhangango Tyombe, de 51 anos de idade é natural de Cacula, província da Huíla, nasceu em 1969 e, é,  doutorado em teologia sistemática pela faculdade teológica da universidade católica de Lisboa “Portugal”, até a data da sua nomeação desempenhou a função de reitor e professor do seminário maior de teologia no Lubango.

PUBLICIDADE

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.