Palácio da justiça com dívida de 8.000.000,00 da ENDE-EP

Imagem: Logomarca ENDE-EP.

Por Alfredo Dikwiza

Uíge, 30/07 (Wizi-Kongo) – Oito milhões de kwanzas (8.000.000,00) é o montante que o palácio da justiça da terra do bago vermelho, deve a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE-EP) /Uíge, informou, hoje, ao Wizi-Kongo, o director da referida instituição eléctrica, Adriano Sebastião.

“Tivemos que assumir o corte da energia ao palácio da justiça por causa da elevada divida, correspondente em oito milhões de kwanzas, mas depois do diálogo mantido hoje com alguns responsáveis máximos do sector da justiça na província, restabeleceu-se o fornecimento da energia”, assegurou o número um da ENDE-E no Uíge.

Como avançou, na maioria das instituições públicas no Uíge, estão com dívidas da ENDE, uma situação que a empresa já fez chegar às instâncias superiores da região, como no governo provincial, PGR e outros órgãos. Para o efeito, acrescenta, Adriano Sebastião, a ENDE chegou ao acordo com estes órgãos de direito para que essas dívidas sejam amortizadas paulatinamente com vista a contribuir o bom funcionamento da empresa de electricidade a nível local.

Questionado sobre a realização de um encontro capaz de unir a mesma mesa todos os gestores de cargos públicos na província, para debater a questão das dívidas da ENDE, Adriano Sebastião, sublinha que a partir do momento em que fizeram chegar esse assunto às instâncias superiores da região, os passos já estão sendo dados para que se resolva este problema.

Contactada a delegada da justiça no Uíge, Makenda Verónica Mbala Lima, apesar de não estar a gozar de um clima saudável na família, respondeu a solicitação da entrevista do Wizi-Kongo, de maneira humilde, respeitosa e pedagógica. Assim, por motivos menos bons que atravessa no seio da família, não foi possível avançar mais detalhas, devendo ser em outras ocasiões.

A cidade do Uíge começou a beneficiar da energia eléctrica produzida pela barragem de Capanda, situada na província de Malange, no mês de Dezembro de 2012. A ENDE no Uíge, fornece a energia proveniente de Kapanda em três municípios da região, mormente, Uíge, Negage e Makela do Zombo.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.