Tocoístas celebram 72º aniversário da descida do espirito santo

Por Alfredo Dikwiza

Uíge, 23/07 (Wizi-Kongo) – A direcção da igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo dirigida pelos Tocoístas – 12 Mais Velhos, celebra neste domingo (25/07), na cidade do Uíge, bairro Kilala, o septuagésimo segundo aniversário (72º) da descida do Espirito Santo (1949), com uma agenda festiva repleta de vários atractivos, entre cânticos, louvor e oração.

De acordo com o programa do culto deste aniversário que o Wizi-Kongo teve acesso, hoje, sexta-feira, observa que o prelúdio é às 9 horas, sendo uma hora depois, procederá a leitura da prece do Salmos de David 71: 1-8 e, concomitantemente, a oração do Pai Nosso, bem como entoação do hino “Rei do Céu Andará” e a leitura bíblica em Salmos de Davi 150:1-6.

Entre outros atractivos, igualmente, seguirá a entoação do hino em geral “295 BMS-kikongo: vena y´ezulu dia vumvami”, recepção e despedidas de visitantes, que, de acordo com o programa coloca em destaque a presença nestes festivos da administradora municipal do Uíge, bem como o director do gabinete da cultura, respectivamente.

Tocoísmo é um movimento cristão formado por seguidores do profeta angolano, Simão Gonçalves Toko (1918/1984), cujo fundador é o mesmo profeta. Entretanto, actualmente, estão constituídos administrativamente em três (3) direcções, segundo o Decreto Executivo 14/92, estando como “igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (os Tocoistas) – anciãos conselheiros da direcção central”, “igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (os Tocoístas) – 18 classes e 16 tribos” e “igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo “os Tocístas) – 12 Mais Velhos.

Porém, trata-se de um dos maiores movimentos cristãos em Angola, contendo, igualmente, sedes em diversos países. Assim, os Tocoístas, foram reconhecidos pelo gorno português despacho nº 3163-9ª/72/1ª de 24/09/1974 e pelo governo da República Popular de Angola-diário da república nº 15-Iª série Decreto Executivo nº 14/92 de 10 de Abril.

PUBLICIDADE

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.