Uíge inicia a campanha de vacinação contra a COVID-19

Imagem: Wizi Kongo

Por Jeremias Kaboco

Uíge, 13/04 (Wizi-Kongo) – A província do Uíge realizou nesta segunda-feira (12) o lançamento oficial da primeira fase de vacinação contra a covid-19 nesta cidade destinado aos homens da linha de frente

A primeira fase da campanha de vacinação contra a Covid-19, na província do Uíge, arrancou nesta segunda-feira, com a previsão de serem imunizados vinte e dois mil e duzentos e dezanove funcionário dentre os quais aquele que se encontram na linha de frente os técnicos de saúde, professores do ensino pré-escolar, agentes de defesa e segurança e pessoas na idade de risco.

José Carvalho da Rocha, governador da província do Uíge foi o primeiro a ser imunizados com a vacina do tipo AstraZenecaa e em seguida os vice-governadores para o sector político, social e económico e o para área Técnica e Infra-estrutura, Maria Fernandes Cavungo  e António Alex Mutunda, respectivamente,

Depois de terem tomado a primeira dose da vacina, José da Rocha apelou aos munícipes da província abrangidos nesta primeira fase para afluirem nos postos de vacinação para que sejam imunizadas. Em relação as medidas de biossegurança Rocha aproveitou a imprensa presente e sensibilizou à população local para continuarem a usar máscaras faciais, lavar as mãos com água e sabão constantemente, manter sempre o distanciamento físico.

Madalena Angelina Diogo, directora do gabinete provincial da saúde, esclareceu que o processo de vacinação, terá uma duração de 10 dias e será administrada nos 16 municípios que compõe a província do Uíge.

Para o efeito, foram mobilizados mais de quatro mil cidadãos prioritário, destes a polícia nacional, os militares, idosos, técnicos de saúde e professores pré-escolar.

Imagem.: Wizi-Kongo, Madalena Angelina Diogo, directora do gabinete provincial da saúde

O primeiro passo para que os funcionários sejam imunizados começa na inscrição através das instituições onde os trabalhadores prestam serviços, o segundo passo é o pré cadastramento pela saúde pública, terceiro é o adestramento o quarto passo passa pela triagem já o quinto passo que é o penúltimo o cidadão é vacinado e por último passa no registro onde é entregue o cartão comprovativo de vacinação.

Imagem: Wizi-Kongo, sala de registo após de ser vacinado

A província do Uíge fez a recepção de vinte e dois mil, seiscentos e sessenta primeiros dozes na passada sexta-feira dia 09.

De recordar que província do Uíge registou os seus primeiros casos de Covid-19 em Julho de 2020, tendo, nesse momento acumulado 212 casos positivos, 15 óbitos, 195 recuperados e dois activos.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.