Púri regista passos para desenvolvimento

Uíge – O administrador municipal do Púri, Pedro Coxe Zua disse hoje, sábado, que a circunscrição territorial está a registar nos últimos anos passos progressivos para o seu desenvolvimento, traduzidos na construção de infraestruturais sociais, como escolas, postos de saúde, sistemas de água e mercados rurais.

Em declarações a Angop, o responsável destacou a construção de 150 salas de aula, enquanto três outras escolas, cujas obras foram iniciadas este ano, estão numa fase conclusiva.

Como disse, próximo ano, possilvelmente,  serão construídas sete outras escolas, uma com 12 salas de aula e as restantes comportarão sete salas de aula cada.

Quanto a saúde, asseverou, o município controla sete postos de saúde, cinco centros e um hospital municipal, que nessa altura estão bem em termos de medicamentos, graças a intervenção do gabinete provincial do sector de pelouro.

Com escassos recursos que nos são alocados, também vamos procedendo aquisição de medicamentos, referiu, acrescentando que no âmbito da saúde preventiva, as autoridades locais levam a cabo trabalho de sensibilização dos munícipes com vista a evitar os surtos de malária e diarreias a nível da circunscrição.

Pedro Coxe Zua deplorou que as unidades sanitárias do município funcionam com pessoal em regime de contratado, num total de 120 técnicos, e em consequência da crise económica que abalou o país,  estão há dois anos sem auferirem os seus subsídios.

O município do Puri está localizado a 88 quilómetros a nordeste da cidade do Uíge, sede capital da província com o mesmo nome, e tem uma população de 35 mil 492 habitantes (censo de 2014), distribuídos em 65 povoações.

Via Angop

Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*