Via Sanza Pombo/Buengas ameaçada por ravinas

Troço que liga as duas regiões clama por intervenção urgente Fotografia: Mavitide Mulaza | Ediçoes Novembro

Ao todo, 70 ravinas de grandes dimensões, podem cortar a circulação no troço Sanza Pombo/ município do Buengas, província do Uíge, num percurso de cerca de 95 quilómetros, casos as autoridades competentes não intervenham nos próximos dias.

A via, além de ravinas, tem buracos, pedras, rios sem pontes, enfim, inúmeros obstáculos , que causam muitos constrangimentos aos automobilistas que transportam bens de primeira necessidade para a comercialização em ambas as localidades. “Só carros com tracção reforçada, com alta suspensão, circulam nesta via” , disse Ernesto Cabenga, motorista que circula habitualmente no troço.

O administrador municipal dos Buengas, Augusto Kifuti, disse ao Jornal de Angola que o aumento progressivo das ravinas na referida via continua a condicionar a circulação de pessoas e bens. “ Por causa desta situação, os taxistas cobram 10 mil kwanzas por passageiro da cidade do Uíge à sede municipal de Buengas, um valor três vezes mais do que a viagem Uíge/Luanda”, lamentou. O município do Buengas destaca-se pelos rios longos e no cultivo de ginguba, café, mandioca, batata-doce e rena, entre outros produtos do campo, mas o estado degradado da principal via que o liga ao resto da província está a emperrar a actividade agrícola na região.

Via JA

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.