Construção de três escolas e saneamento básico cai na mira do PIIM no Songo

Por Alfredo Dikwiza

Songo, 12/08 (Wizi-Kongo) – Duas escolas de sete salas de aulas cada e uma outra de 12, num total de três, é o número de escolas que serão construídas por via do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM) no município do Songo, 40 quilómetros a norte da cidade do Uíge, informou hoje, segunda-feira, o administrador local, Júnior Kudimuene.

Em declarações ao Wizi-Kongo, Júnior Kudimuene, disse que as três escolas que serão construídas no intervalo 2019/2020, somará 26 salas de aulas, tendo acrescentado que além das escolas, o PIIM no município do Songo reserva outro sector ligado ao saneamento básico, com aquisição de quites que irão dar solução na limpeza da sede da vila.

Por tratar-se de um programa concebido pelo governo central, admitiu, a sua execução dependerá logo que as verbas financeiras sejam despubilizadas ao município, ” nós queríamos mais, mas acreditamos que no desenrolar do desenvolvimento do programa serão enquadrados nos próximos momentos outros projectos para o Songo”, contínuo.

Neste momento, confirmou, Júnior Kudimuene, o município que dirige leva acabo inúmeras obras dentro das suas preoridades, com destaque para terra planagem dos troços que ligam as localidades Kitala/ Benda, na comuna do Kinvuenga, bem como outro troço que liga a circunstância do Bau II/ Kinvuenga, num total de 75 quilómetros, bem como a conclusão da pediatria, na sede da vila do Songo.

Segundo ele, tratam-se de estradas terciárias, cujo conclusão vai até aos meados do fim do mês e ano em curso, estando já culminada a primeira fase das obras, faltando apenas os últimos retoques. O gestor do Songo, explicou que recentemente foram inaugurados dois chafarizes de abastecimento de água nas localidades de Kikarikari I, igualmente, na conclusão do posto médico do Quissalamba.

Tal como os demais municípios do Uíge, Songo, possui uma população que dedica-se ao cultivo de culturas de café, milho, bananal, ginguba, hortaliças, entre outros

Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.