Uíge ganha um novo Instituto Superior

Por Alfredo Dikwiza
Um novo Instituto Superior Politécnico Privado (ISPPU), entra em funcionamento neste ano acadêmico, elevando para três, o número de instituição superior a nível da região. A jovem instituição, junta-se as outras duas já existentes na província, nomeadamente, ISCED e Kimpa Vita, localizados no centro da cidade e a cinco quilómetros a sul da sede local, respectivamente.
Localizado na rua direita do Uíge, no entrocamento entre os bairros Mbemba-Ngango e Dunga, nas proximidades da Igreja Metodista, o ISPPU, vai arrancar com cursos de ciências sociais e humanas, engenharia e tecnologia e ciências da saúde. ” Gestão e Administração de Empresas”, “Gestão de Recursos Humanos”, “Ciências Políticas e Relações Internacionais”, ” Direito”, “Economia”, ” Contabilidade “, ” Psicologia “, ” Psicologia Clínica “, ” Psicologia do Trabalho”, “Psicologia Escolar” e “Psicologia Criminal”, fazem parte dos cursos das ciências sociais e humanas. Enquanto a ” Engenharia Civil “, ” Mecânica ” e “Informática”, ” Arquitectura e Urbanismo “, bem como ” Engenharia de Telecomunicações “, preenchem o departamento de engenharias e tecnologias. ” Análises Clínicas “, ” Ciências Farmacêuticas”, “Enfermagem”, ” Fisioterapia “, ” Gestão Hospitalar” e “Medicina Dentaria”, completa o quadro das ciências da saúde, segundo consta do folheto que o Wizi-Kongo teve acesso hoje, sexta-feira, nesta cidade. Segundo avança, as salas do referido instituto encontram-se equipsdas com laboratório modernos, cujo instituto é aprovado pelo decreto presidencial número 132/17 de 19 de Junho, na primeira série número 98.
Como sublinha, programa do ISPPU é baseado na formação para proporcionar ferramentas de bases solidas e seguras, de conhecimentos tecnológicos, filosóficos e humanísticos, de alto nível científico e acadêmico, tornando os estudantes capazes de formular e de elaborar teorias inovadoras e sistematizadas.
As três instituições de ensino superior estão unicamente instaladas na cidade do Uíge, sede da província, com o mesmo nome, cujo o ISPPU aparece no topo da lista, com 23 cursos de licenciaturas, legando para segunda posição, o primeiro instituto superior a ser instalado no Uíge, o ISCED, com 15 cursos.
Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*