A biografia de Sebastião Ló.

Sebastiao Lo, nasceu há 64 anos, no municipio do Zombo, provincia do Uige. Levado cedo no exilio no ex-Congo-Belga, lá continuou e terminou os seus estudos primário  nas escolas St.Paul na Comuna de Barumbu depois e de St.Martin na Comuna de Ndjili e o ciclo preparatório ( C.O), tendo depois ingressado o secundário em 1967 a 1969 em St Luc, “Academie de beaux-arts”, todos citados estabelecimentos escolares localizados na capital, Kinshasa (Ex- Leopoldville) estudos que náo acabaram por uma simples aventura que lhe custou caro.

Infiltrou se em Angola, na época do domínio colonial, para visitar o pai e os avôs, sem saber os seus familiares  estavam numa residência vigiada. No segundo dia, depois da sua chegada em Angola, muito cedo, foram surpresos pela PIDE-DGS, depois foi levado no Posto de Administração de Makela do Zombo onde foi julgado.

A sua salvação aconteceu graças a intervenção do Pároco da Missão Católica de Maquela do Zombo, o padre Capuchino de nome Guido de S. Dona. A intervenção dos Padres da mesma Missão Católica foi importante, onde ainda beneficiou viver sob sua custódia.

Em setembro de 1970 foi mandado como aluno interno do Colégio Cristo-Rei no Bungo, na província do Uíge

Em 1973, concorre como professor de posto, colocado no mesmo ano na escola da Missão Católica de Mukaba que abandona devido aos conflitos entre movimentos de libertaçâo de Angola.

Em 1976 ingressa nas forças aérea, requisitado para ser de novo na educação, como combatente da linha da frente na altura, fêz parte do grupo dos primeiros professores que aprenderam o hino nacional que levando junto com outros colegas para a sua expensão nos municipios extremo-norte do Uige.

Depois foi colocado como professor, e primeiro director da escola primária do Taya, no Município do Zombo.

Fazendo reabrir a Escola do Malele depois do Nzolo, fêz parte do Gabinete da inspecão da Delegação municipal de Educaçáo do Zombo.

Em 1980, fixa a sua residência em Luanda, como foi estudante-trabalhador. Formando-se na electricididade geral, especializando-se na Electrónica e Telecomunicação.

De 1987-89 esteve no IPV- St.Paulo/Brazil. Em 1999 fêz um estágio na África do Sul.

Trabalhou em 14 aeródromos do pais sob controlo da Enana.

Em 2015 atinge o seu nivel de top na classe de Técnicos de Telecomunicação Aeronáutica sénior, antes de ser reformado da Enana.

Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*