Capturadas mais de mil toneladas de peixe no Uíge

Uíge – Mil e 331 toneladas de peixe foram capturadas, de Janeiro a Outubro do ano em curso, por pescadores artesanais e aquicultores desta cidade.

A informação foi avançados hoje, segunda-feira, à Angop, pelo chefe de departamento de pesca continental e aquicultura do Uíge, Nsuka Kupessa Dongala, referindo que dessa quantidade de pescado,  589 compreendem a pesca artesanal e 742 outras toneladas referentes a  aquicultura.

O responsável sublinhou que o bagre e cacusso predominam o pescado a nível da região.
Nsuka  Kupessa Dongala apontou estarem controlados, a nível da província, 55 aquicultores, dos municípios de Maquela do Zombo, Púri, Uíge e Songo.

Acrescentou que a nível da região são controlados mil 495 pescadores artesanais, agrupados em 44 associações de pescadores.

Para minimizar a situação da conservação dos peixes, avançou o chefe de departamento, estão em curso as obras de dois interpostos com capacidade para 300 toneladas cada, nos municípios do Uíge e Maquela do Zombo.

“Um dos maiores problemas enfrentado pelos pescadores artesanais é a escassez de redes e anzóis, enquanto na aquicultora a maior preocupação prende-se com a falta de ração para os peixes”, esclareceu.
Assegurou que a partir do mês de Janeiro do próximo ano será construído na localidade do Vale de Logi, no município do Bembe, um centro de transformação para o fabrico de gelo, conservação e secagem de peixe.

Via Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*