Capturados mais de 500 kilogramas de pescados na província

Uíge – Quinhentos 97 mil 808 quilogramas de pescados de diversas espécies foram capturados durante a actividade de pesca artesanal , no período de Janeiro à Outubro do corrente ano na província do Uíge.

Segundo dados comparativos da instituição baseados nos registos do ano passado, no mesmo período, nota-se que houve  um aumento  na ordem de  mais de mil quilogramas, sendo que a  cifra foi de  445 mil e 275 de 2016.

O chefe do departamento de Pescas e Aquicultura na província, Nsuka kupessa que prestou a informação  nesta  sexta-feira à Angop, ressaltou que o pescado proveniente também dos projectos de aquicultura, foi capturado por mil 495 pescadores organizados em 44 associações.

Segundo ele, com representações em seis dos 16 municípios que compõem a província, o departamento está a implementar ainda 35 projectos de aquicultura com vista a combater a fome e pobreza nas comunidades, bem como fomentar a pesca continental e artesanal na província.

Para o efeito, sublinhou, 266 tanques foram instalados para criação de peixes, tendo produzido 737 mil 386 quilogramas de peixe no presente ano, contra outros 298 mil 823 do ano anterior.

Para melhorar a actividade piscatória quanto a conservação do pescado, ressaltou, estão já em construção na província dois entrepostos frigoríficos nos municípios do Uíge (com capacidade de 300 toneladas) e outro em Maquela do Zombo para 200 toneladas.

Para incentivar a actividade na província, Nsuka Francisco fez saber que 115 mulheres revendedoras de peixe foram apoiadas com microcrédito a razão de 300 mil kwanzas cada, na primeira fase que decorreu em Dezembro de 2016.

“Para a segunda fase do processo do microcrédito a ser implementado em breve, estão já inscritas 200 mulheres”, revelou o responsável que não precisou a data.

Como perspectiva, adiantou a construção, a partir do próximo ano, de uma Plataforma da Pesca Continental no município do Bembe com apoio da FAO e do Ministério das Pescas, assim como de um Instituto de Desenvolvimento de Pesca Artesanal (IPA) na província.

Via Angop

Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*