Comunidade académica do Uíge consternada com morte de Dissengomoka Alexandre

Uíge – Os docentes e estudantes do ISCED do Uíge e Universidade Kimpa Vita manifestaram hoje, quinta-feira, a sua consternação pela morte do catedrático Dissengomoka Sebastião Alexandre, ocorrida nesta terça-feira, vítima de morte súbita.

Em mensagem de condolência a que a Angop teve acesso, a Associação de Estudantes da Universidade Kimpa Vita indica que a morte de Dissengomoka Sebastião Alexandre deixa um grande vazio no seio da comunidade universitária local e não.

Já a reitoria da Universidade Kimpa Vita,  refere que  o professor Dissengomoka Sebastião Alexandre foi um intelectual de mérito, respeitado e admirado pelos seus colegas e estudantes, contribuindo com o seu saber pela formação do homem novo.

“O seu desaparecimento físico constitui uma grande perda para a academia e para as ciências pedagógicas desta região de Angola”, lê-se na missiva.

Por sua vez a direcção do ISCED local, lamenta a morte do seu docente, acrescentando que prestou sempre o seu saber, com carisma e disponibilidade.

Dissengomoka Alexandre, 65 anos de idade, leccionava as cadeiras de Psicologia do 1º a 4º Ano no Isced/Uíge, onde era regente do mesmo curso. Coordenou  igualmente a Ordem dos Psicólogos na região norte de Angola.

Foi autor de 65 publicações classificadas em brochuras, livros e artigos e as suas pesquisas sobre os mundos profundos.

Entre as suas obras destacam-se “Metodologia de investigação aplicada à Educação”, “Psicanálise africana ou bruxaria”, “ Intervenção psicológica”, Psicologia escolar e probabilidade de aprendizagem”, “ Psicologia da enfermagem e marburg”, “ orientação escolar e profissional em Angola”, “ Necessidade da educação sexual nas escolas de Angola”,  entre outros.

Dissengomoka Sebastião Alexandre deixou igualmente uma obra discográfica intitulada “Mundo Complicado”, com oito faixas musicais cantadas em português, Kikongo e Lingala, lançado a 19 de Novembro de 2013.

Os restos mortais professor catedrático vão enterrar no dia 19 deste mês, sábado,  na sua terra natal, Kibocolo, município de Maquela do Zombo.

Via Angop

Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*