Faleceu HONORATO LANDO, embaixador e ex-presidente do PDLA!

Por Emmanuel Mayasi

Amigos, amigas, companheiros, companheiras, povo angolano,

Cumpro o doloroso dever de anunciar-vos o passamento físico do embaixador itinerante de Angola (e meu tio) que em vida se chamou Honorato Lando, ocorrido na madrugada desta sexta-feira, 01/09/2017, na cidade de Toulouse (França) vítima de prolongada doença.

Com efeito, o senhor Honorato Lando foi embaixador itinerante de Angola de 1992 até à data da sua morte.

BREVE HISTORIAL DO MALOGRADO

O embaixador Honorato Lando, nascido a 30.05.1938, em Makela do Zombo, foi jornalista de profissão e antigo combatente. Pertenceu ao grupo de angolanos refugiados no antigo Leopoldville (atualmente Kinshasa) que, agrupados no seio do M.D.I.A (Movimento de Defesa dos Interesses de Angola), que em seguida se transformou em M.D.I.A.-P.C.N, Partido de Consciência Nacional, regressaram em Angola em 1965 e exigiram, de maneira pacífica, à independência de Angola ao colonialista português.

Diante de tamanha ousadia, os membros do M.D.I.A., Partido de que foi fundador o seu irmão mais velho, João Pedro MBALA (também já falecido em 1993), foram instalados na Funda, arredores de Luanda, e em seguida enviados na prisão de São Nicolau (atualmente Bentiaba) na província de Moçamêdes (atual província do Namibe). Neste centro de concentração, onde faziam trabalhos forçados, o embaixador Honorato Lando e os seus colegas permaneceram de 1966 até 1974, ano em que foram libertados na sequência da Revolução dos Cravos em Portugal.

A 6 de Novembro de 1980, no Huambo, funda o Partido Democrático Liberal de Angola (P.D.L.A). Mas, face as perseguições do então regime do Partido único, em 1983 foi obrigado a exilar-se na Alemanha Federal e em seguida em França.

Com o advento da democracia em 1991, regressou a Angola e legalizou o seu Partido político, P.D.L.A., a 29.07.1992.
Participou das eleições Presidenciais e Legislativas de 29 e 30 de Setembro de 1992, e foi consagrado 5° candidato mais votado nas eleições Presidenciais, logo após Holden Roberto da FNLA.

A 23/02/2009 decide de desvincular-se do seu Partido e de integrar o Partido no poder, MPLA.

Em 2014 é vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) e é levado para a África do Sul onde beneficiou de alguns cuidados médicos, e em seguida regressou para Luanda. Mas o seu estado de saúde não inspirando confiança, à família decide levá-lo em França onde beneficiou de cuidados médicos durante quase 3 anos, até à data da sua morte nesta sexta-feira 01/09/2017.

O embaixador Honorato Lando é uma verdadeira biblioteca viva que nos deixou neste dia. Pois, dominava excelentemente a historia de Angola e de África.

Das suas qualidades humanas, podemos destacar a inquebrantável fé e optimismo que lhe caraterizava e que lhe permitia ver as coisas sempre do lado positivo. Mas também a sua simplicidade, gentileza e pontualidade.

Tio Honorato, sentiremos muita saudade e falta de ti. Que o Senhor Deus Todo Poderoso te acolha no seu Reino Eterno !

Fonte: Facebook

 

 

Fonte: Facebook

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.