Por Jeremias Kaboco|Jornalista
Uige, 20/06 (Wizi-Kongo) – Em alusivo a efeméride do dia do químico que é comemorado todos os anos no dia 18 de Junho, o Instituto Superior de Ciências da Educação do Uíge (ISCED), em colaboração com o Conselho Provincial da Ordem dos Quimicos de Angola (OQA), realizam de, 19 à 21, no Auditório do ISCED-Uíge a Conferência sobre o dia do químico.
“Inovação através da quimica, construindo um futuro sutentável”, foi o lema escolido nesta 3ª edição foi, cujo o acto de abertura foi presidido pelo coordenador da comissão de gestão do ISCED, o Professor Doutor Agostinho Adriano Manuel da Silva e prestigiaram ainda no evento, o bastonário da Ordem dos Químicos de Angola, Professor Doutor Tana Lukeba Kanda, o subcomissário Nelson Costa, em representação do delegado do interior e comamante provincial da polícia nacional do Uíge, Directora do Gabinete Provincial do Ambiente e Resíduos Sólidos, Teresa de Caridade Mazuela dentre outras entidades.
Evento que vai na sua terceira edição, contou com vários conferincistas entre nacionais e internacionais no sistema hibrido, do Brasil teve como conferencista Davi Sousa Ferreira, de Portugal prof. Eduardo Marques, profª. Andreia Peixoto e a investigadora Inês Marques já aos nacionais contou com a participação dos professores Paulo Manuel, Alves Mbunga Makonga, Pedro Ângelo Miranda, e Nelson Mbapolo.
Segundo o programa das actividades que Wizi Kongo teve acesso, o evento reserva ainda uma feira de produtos produzidos pelos investigadores dentre eles professores e estudantes do curso de química, debates intergeracional (educação e formação em química), já no último dia 21/06 está resarvada para uma excursão ao município de Negage que culminará com a visita guiada a fábrica de colchões VIMO INDÚSTRIA, LDA.

Marcelina Muondo, estudante do quarto ano que participa no evento, disse a este portal que o dia do químico está sendo produtivo pois está sendo um palco de aprendizagem em destaque sobre o tema subordinada a “água para o consumo humano: mitos e verdades” que teve como conferencista o professor Paulo Manuel, Muondo realçou em tirar todas as dificuldades que tinha sobre o consumo de água mineral.
Já a estudante Carmita Domingos Malungo, de igual modo estudante do quarto ano no curso do ensino de química e que também participa na referida conferência, defendeu o enquadramento das mulheres, onde infatizou sobre o projecto criado no ano de 2023 denominado “mulher na química”, com objectivo de suprir na carências das necessidades de mulheres neste ramo, o projecto conta com mulheres formadas na area de quimica e tam de jovens mulheres em formação
O Dia do Químico é uma data dedicada ao reconhecimento e valorização do trabalho dos químicos, que desempenham um papel fundamental em diversos setores da sociedade. Em Angola, o dia 18 de junho é lembrando e comemorado em muitas instituições e pelos profissionais da área.

A escolha da data de 18 de junho é uma homenagem ao nascimento do renomado químico Antoine Laurent de Lavoisier, considerado o pai da química moderna e foi instituída pela IUPAC em 1956. Lavoisier foi um cientista revolucionário, responsável por estabelecer os fundamentos da química e por propor a Lei da Conservação das Massas. O Dia do Químico é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância da química em nossas vidas. Essa ciência está presente em diversos aspectos do nosso cotidiano, desde a produção de alimentos, medicamentos e materiais, até a preservação do meio ambiente e a busca por soluções sustentáveis.
