O município é constituído pela comuna-sede, correspondente à cidade de Bembe, e pelas comunas de Lukunga e Kimaria.
A ORIGEM E A ETIMOLOGIA DO TERMO BEMBE
A palavra Bembe é de origem kikongo, segundo os kikongofonicos, do original “Mbembe”, “Bembi”, “Mbebe” ou “Kimpemba”, tendo sido aportuguesado pelos portugueses a quanto da sua chegada naquelas terras em 1805. A palavra significa “montanha”, “desprezível”, “abandonada” ou desconhecida”, é uma expressão que advém da montanha “Mbembe” ou “Bembe” situada defronte a vila do Bembe ganhando o sentido do espaço, para além da pedra Nsinga Nzambi, Tady dye Nkosi e serra de kanda. Ainda a expressão pode significar “responsabilidade” ou “autoridade”.
Assim sendo, a região do Bembe, segundo a tradição oral foi fundada aos 21 de Maio de 1552 , pelo soberano Mantoyo Nsamu wa Kongo, do reinado Mekabangu, pertencente ao etnolinguísta Musikongo da ordem tradicional bahundu, tendo a sua área de jurisdição desde Kinzele.
A sua construção definitiva começou em 1856 pelos portugueses por se ter tido tornado o maior centro comercial da região, atrás de Kibokolo e Ndamba na altura. Em 1903-1905, foi elevada a categoria de Distrito, com o período de agitação do soba Álvaro Buta que houve entre 1913-1915. Em 1946 o mesmo passou para Uíge com a sede no Uíge.
SUA CARACTERIZAÇÃO GEOGRÁFICA
A região do Bembe, conhecido também de “Mongo wa mbembe” ou “nsi ya bemboka” (montanha do Bembe ou terra desprezada) possui uma densidade de 9hab/km² a sudoeste da cidade do Uíge, ocupa uma área de 5.655 km² e 49000 habitantes, segundo Wikipedia e censo de 2014. Está limitada a norte pela cidade de Mbanza Kongo e município do Kuimba por intermédio da serra de kanda e rio Lukunga; a este pelos municípios de Mukaba, Songo e Damba por intermédio da aldeia de Kikunga; a Sul pelo município de Ambwila por intermédio do rio Nsidila, Loge e a missão do colonato vale do Loge e a Oeste pelo município de Tomboco e Nzeto por intermédio do rio Ambriz.
ASPECTOS CULTURAIS DO BEMBE
A cultura dos mbembistas é com toda certeza a mistura de vários povos e clãs que formaram o povo mbembistas. Não existiu e nem existe uma cultura do povo Bembe perfeitamente homogênea, mas sim, uma esteira de diferentes vertentes culturais que formam a cultura do Bembe. Estas mesclagem surge, por causa do cruzamento de vários clãs (Neloge, Nempaka, Ntambwa Laza, Nkanda Kongo, etc), por isso, fica bem claro que, a cultura Bembe é de raiz muxikongo onde tudo tem a origem. É na verdade essa herança cultural muxikongo que compunham a unidade do Bembe.
Assim sendo, não deixamos em hipótese nenhum mencionar alguns elementos que compõem a cultura do Bembe:
A LÍNGUA
A língua falada na região do Bembe é o Kikongo, com o sotaque de “bembe” ou “Kimbembe”, pese embora uma ou duas pessoas nos anos de 1920-1927 dominavam o português (Masaki e Nempaka). Por causa da construção da estação missionária naquela região. Apesar do povo Bembista na sua maioria parte serem falantes da língua Kikongo, cada aldeia satélite com o passar do tempo foi adotando uma tonalidade diferente, que passou os caracterizar como membro deste ou daquela aldeia.
Fonte: Relatos da minha terra