BRIGADEIRO LUSINGU FRANCISCO, PRESIDENTE DE ANA-SAKANDIKA

Francisco Manda Vida, nascido aos 27 de Setembro de 1966, na sede do ex-Posto Administrativo de Sacandica, Concelho do Zombo, filho de Francisco Cololo, do clã Mpemba ye Mpesu, Kavula ye Nvozy, e de Maria Cabuico do clã Nkondu Mbongi, Ntsaka Mbenza, Mwela Mbombi Ngandu we yala masenga.

Concluiu os seus estudos primários em Sacandica e em 1978 ingressou no Seminário Diocesano de S. Paulo no Uíge, tendo como correligionários de destaque o Venerando Juíz Conselheiro Vice-presidente do Supremo Tribunal Militar, General Gabriel João Soqui, Sua Excelência Reverendissima Dom Luzizila Kiala, Arcebispo Metropolita de Malange, os Padres Francisco Lumuangano, Martins (Maleyó), o PhDr Joaquim Rescova, o MsC médico Ernesto Afonso (René) e tantos outros.

Concluiu o III nível na Escola do II e III níveis Emeri Patrice Lumumba, no Golungo Alto, tendo posteriormente frequentado o curso pré-universitário em Ndalatando. Em 1984, ingressa no Instituto de Engenharia Civil e Industrial de Minsk, ex-República Socialista da Bielorrússia.

Em 1989 incorpora-se nas ex-FAPLA, tendo feito o curso de LCB (Luta Contra Bandido) na ex-Escola Comandante Arguelles – Funda. Teve várias formações, com destaque para:

– Licenciatura em Ciências da Educação (Filosofia)- 2004;

– Auditoria Interna e Funcional, na África do Sul (Pretória) – 2009;

– Curso de Preparação Combativa, na África do Sul (Cape Town) – 2009;

– Curso de Superação e Aperfeiçoamento na área de edificações de obras, em Lisboa e Tancos – 1997;

– Curso de Formação de Formadores dos auditores militares da SADC, em Harare, Zimbábwe, no – Centro Regional de Formação de Manutenção de Paz – 2013;

– Curso de língua inglesa, em Heideberg (SA Army Gymnasium), África do Sul – 2014;

– Curso de Liderança e Desenvolvimento de Equipa de Alto Desempenho, no ex-Instituto Nacional de Formação de Administração Pública, em Luanda – 2008;

– Curso de Comando e Estado Maior, na Escola Superior de Guerra, em Luanda – 2012;

– Curso de Gestão Estratégica e Análise de Risco (Inspecção Geral de Defesa da República Portuguesa) – 2016;

– Curso de Estratégia e Arte Operativa, na Escola Superior de Guerra, em Luanda – 2024.

– Foi docente na cadeira de Economia Política e Social, no Instituto Superior Bom Deus.

– Desempenhou várias funções, com destaque para: – Encarregado de Obras na Urbanização Benfica (BRICOMIL -UEE) – 1989;

– Fiscal de Obras e Representante itinerante de Obras Militares na Frente Leste – 1991;

– Chefe de Secção de Fiscalização da Repartição de Obras e Infraestruturas do Comando c- c- Logístico e Infraestruturas/EMGFAA – 1992;

– Chefe de Secção de Estudos e Planeamento – 1996;

– Chefe do Departamento de Edificações e Produção da Brigada de Construção de Obras Militares (BCOM) – Casa Militar – 1998;

– Chefe de Secção de Coordenação e Controlo de Obras da Direcção de Obras e Infraestruturas do EMGFAA – 2003;

– Inspector Superior para Infraestruturas e Património da Inspecção-Geral das FAA – 2004;

– Inspector Superior para Engenharia e Infraestruturas da Inspecção-Geral da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria do MINDENACVP – desde 2012.

No âmbito do Grupo de Trabalho da Inspecção de Defesa da SADC, sou o Ponto Focal do Grupo Técnico de Acompanhamento, tendo participado, em 2017, na Equipe de Inspectores que aferiram a Certificação do 1º Curso em Auditoria dos Inspectores das Forças Armadas da RDC, ministrado por formadores franceses, em Kinshasa.

No âmbito do associativismo, sou o Presidente da ANA-SACANDICA, sou membro co-fundador da ASCANT (Associação Sócio Cultural Dom Afonso Nteka) e desempenho a função de Secretário para Cooperação e Intercâmbio; sou membro co-fundador da Plataforma AZOMBO. Sou católico praticante. Meu prato preferido é o funje com muteta e carne seca, não descurando de uma boa nfúmbwa com peixe macaiabo.

Actualmente sou Oficial General, com a patente de Brigadeiro

  • Related Posts

    NYOKA LONGO, ARTISTA CONGOLÊS DE ORIGEM ANGOLANA

    A verdade é teimosa e triunfa sempre.

    O presidente do agrupamento musical Zaiko Langa Langa, afirmou, mais uma vez, ser originário de Angola, de pai e de mãe. Os seus pais encontraram refúgio no ex-Congo Belga nos finais dos anos 40, fugindo dos trabalhos forçados nas Tongas, no tempo do regime de Salazar.

    José Rogeiro Mvula “Jossart” , baptizado “Nyoka Longo” com a autenticidade africana decretada pelo mobutismo, nasceu em Leopoldville em 1953, cujo o pai, o primeiro africano a trabalhar na empresa Philips, foi natural de Kwilu Cambozo, no município dos Buengas (hoje Nova Esperança), no Uíge, pertencente ao clã Kilau Ne Nsaku e da sua mãe, natural da mesma aldeia, do clã Mvindu na Wembo.

    Nyoka Longo é um dos co-fundadores do mítico agrupamento Zaiko Langa-Langa, em conjunto com Papa Wemba e Pedro Félix Manuaku (outro angolano), constituindo a terceira escola da Rumba Congolesa (património cultural da humanidade) em 1969, depois da Escola “Fiesta” de Kabasele Tshamala “Grand Kallé” em 1952 e de Odemba de Luambo Makiadi “Franco” em 1956.

    Nyoka Longo e Zaiko Langa Langa vão produzir um espectáculo na famosa sala do Zenith de Paris, pela segunda vez, no dia 26 de abril de 2026, cujos bilhetes estão a venda nas plataformas habituais.

    DEPUTADOS RESIDENTES NO UÍGE VISITAM INFRA-ESTRUTURAS SOCIAIS EM MAQUELA DO ZOMBO

    No âmbito do plano de trabalho para o ano 2026, o grupo de deputados residentes na província do Uíge, vistou esta quinta-feira, 05, algumas infra-estruturas sociais no município de Maquela do Zombo.

    A delegação parlamentar, encabeçada pela deputada Nazaré dos Anjos Mendes, manteve a chegada encontro com o administrador municipal, Samalando Muginga, que na ocasião, fez menção dos principais projectos em curso e concluídos no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e e de Combate à Pobreza, como a resselagem de 6,8 km da artérias da vila e construção de algumas infra-estruturas escolares.

    O governante aproveitou ainda, para referenciar que apesar do momento económicamente difícil, o município tem registado avanços nos últimos tempos, através da implementação de projectos públicos e privados, com relace para a mina de cobre de Tetelo-Mavoio.

    Por sua vez, a deputada e coordenadora do Grupo de Deputados Residentes no Uíge, Nazaré dos Anjos Mendes, manifestou satisfação pela recepção e frisou que enquanto representantes do povo na Assembleia Nacional, têm auscultado as principais preocupações da populações e com isso, fazer advocacia junto do Executivo para a resolução dos mesmos.

    Durante a jornada de constatação de cerca de cinco horas, a delegação parlamentar integrada ainda pelos deputados Alcides Maiacala, Teresa Afonso Pinto e Esteves Diavova, visitou a escola primária da aldeia Vululu, estação de tratamento e abastecimento de água e a mina de Tetelo-Mavoio.

    GMCS – MAQUELA DO ZOMBO

    História do Kongo

    OS BASUNDI: POVO DO KONGO CENTRAL E HERDEIROS DE UMA ANTIGA PROVÍNCIA DO REINO DO KONGO

    OS BASUNDI: POVO DO KONGO CENTRAL E HERDEIROS DE UMA ANTIGA PROVÍNCIA DO REINO DO KONGO

    OS DIALECTOS KONGO DO GRANDE BANDUNDU

    OS DIALECTOS KONGO DO GRANDE BANDUNDU

    Os LAçOS ENTRE A PROVÍNCIA DO KWILU MA RDC E OS KONGO

    Os LAçOS ENTRE A PROVÍNCIA DO KWILU MA RDC E OS KONGO

    DO REINO DO KONGO A BANDUNDU: UMA HISTÓRIA POUCO CONTADA

    DO REINO DO KONGO A BANDUNDU: UMA HISTÓRIA POUCO CONTADA

    GRUPOS ÉTNICOS BAKONGO NA REGIÃO DE BANDUNDU/RDC (Kwango e Kwilu)

    GRUPOS ÉTNICOS BAKONGO NA REGIÃO DE BANDUNDU/RDC (Kwango e Kwilu)

    DOM PEDRO VIII, REI DO CONGO (1923–1954)

    DOM PEDRO VIII, REI DO CONGO (1923–1954)