O Serviço de Investigação Criminal (SIC) na província do Uíge, desencadeou, nesta terça-feira, 17 de Junho de 2025, uma micro-operação que culminou com o desmantelamento de uma rede criminosa composta por três (3) cidadãos nacionais, de 25 e 26 anos, indiciados na prática reiterada de roubos de motorizadas nas artérias da cidade do Uíge, mediante o uso de armas de fogo.

A acção operativa teve lugar nos bairros Mbemba Ngango e Candombe Velho, onde foram igualmente apreendidas cinco (5) motorizadas de proveniência duvidosa, quatro (4) armas de fogo, das quais três (3) do tipo AKM e uma (1) caçadeira, uma (1) faca e seis (6) munições que se encontravam na posse dos implicados.

As diligências investigativas permitiram ainda apurar que o grupo ora desmantelado está igualmente envolvido num caso de Homicídio Qualificado, ocorrido no passado dia 18 de Abril de 2025, no troço Uíge – Negage, concretamente no bairro Quixima, em que foi vítima um cidadão de 30 anos de idade, morto a tiro com recurso a uma arma do tipo caçadeira de cano serrado, durante uma tentativa de roubo da sua motorizada.

Os implicados encontram-se sob custódia do SIC e serão presentes aos órgãos de justiça para os devidos trâmites legais. As investigações prosseguem com vista à localização de outros possíveis membros da rede e ao esclarecimento de outros crimes conexos.

Via SIC