INSTITUTO TÉCNICO DE SAÚDE NO UÍGE EXPULSA ALUNOS POR APRESENTAREM DOCUMENTOS FALSOS E COMPRA DE VAGAS

Por Jeremias Kaboco

Uíge, 05/04 (Wizi-Kongo) – Mais de cem alunos suspeitos de fraudar documentos para conseguir uma vaga no curso de enfermagem, análises clínica e farmácia na província angolana do Uíge, foram expulsos naquela instituição de ensino médio.

Soube este portal, que alguns dos alunos confessaram ter pagado até 100.000,00 (cem mil kwanzas) para conseguirem certificados falsos que os beneficiavam no processo de seleção na compra de uma vaga.

Por meio de uma auditória interna e que a nossa fonte teve acesso, a decisão foi tomada após identificar “inconsistência nos documentos apresentados por candidatos às vagas disponibilizadas para o ano lectivo 2022/203”.

Trata-se de uma prática que ganhou asas após o gabinete provincial da educação ter alterado o critério de entrada, suprindo os testes de ingresso.

Além disso, numa nota datada de 24 de Outubro de 2022, emitida pela comissão de acompanhamento do processo de ingresso dos novos alunos que abrange os gabinetes provinciais da educação e saúde no I.T.S.U deliberou em ponto único “A SUSPENSÃO DAS ACTIVIDADES LECTIVAS DOS ALUNOS CUJOS CERTIFICADOS FORAM OBSERVADOS COMO FALSOS”

Segundo avançou o porta-voz do SIC na província do Uíge, Zacarias Fernando disse de houver um processo em curso sobre aquela instituição de ensino. Já o chefe do Departamento para o Ensino do Gabinete Provincial da Educação no Uíge, Tavares Muhongo, adiantou à Wizi Kongo numa conversa não gravada que a comissão de inspeção continua a trabalhar no processo e disse ser prematuro prestar declarações a imprensa, mas prometeu pronunciar-se oportunamente.

O processo que envolve mais de cem alunos indiciados no crime de compra de certificados no valor de doze mil kwanzas e que no final chegavam de pagar cem mil para uma vaga, é de domínio dos serviços de investigação criminal, gabinete provincial da educação e saúde, bem como da IGAE no Uíge.

Em desenvolvimento…

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.