UÍGE: MPLA FORA DE ÉPOCA AQUECE A MÁQUINA E TESTA POPULARIDADE EM APOIO AO JLO

Por Alfredo Dikwiza/Jornalista

Uíge, 21/06 (Wizi-Kongo) – “Marcha dos milhões”, foi assim aproveitada de forma exibida para o MPLA mostrar a sua força de mobilização mesmo estando fora de época eleitoral (2027), aqueceu a máquina e testou a sua popularidade na cidade do Uíge e juntou demais militantes em massa provenientes dos 23 municípios que compõem a região, em apoio ao presidente do partido, João Lourenço.

Notou-se uma moldura considerável em que quase todos estiveram vestidos de preto, vermelho e amarelo, cores de identificação do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) que marchou, hoje, sábado, às primeiras horas de manhã, numa das principais ruas da cidade do Uíge, concretamente, António Agostinho Neto.

Sob liderança do primeiro secretário provincial do MPLA no Uíge, José Carvalho da Rocha, a marcha não “rochou” e os recados como “vão saber bem”, “quem manda aqui é o MPLA” e “MPLA dos milhões”, foram ouvidos muitas das vezes proferidos pelos militantes afectos aos camaradas e, no final da marcha, realizou-se um acto político que reforçou o apoio ao presidente do partido, João Lourenço, bem como o MPLA.

Nesta sexta-feira (20/06), este portal Wizi-Kongo, recebeu muitas denúncias que davam conta de muitos funcionários públicos estavam a ser obrigados a participar na marcha de hoje (apoio ao JLO), cujos sectores mais afectados com essa medida foram a administração pública, educação e saúde. Entretanto, os denunciantes alegam que, quem não comparecesse na macha de hoje, deverá apresentar um justificativo devidamente preenchido as instâncias superiores de cada sector, caso contrário, serão tomadas medidas punitivas.

  • Related Posts

    DETIDOS QUATRO CIDADÃOS QUE MANTIVERAM FAMÍLIA DE AGENTE DO SIC COMO REFÉM NO UÍGE

    O Serviço de Investigação Criminal no Uíge, no âmbito das acções de combate aos crimes violentos, procedeu, nesta terça-feira, 26 de Maio de 2026, à detenção de quatro cidadãos nacionais, por factos que configuram o crime de sequestro, no bairro Mbemba-Ngango, nos arredores da cidade do Uíge.

    O incidente ocorreu quando os acusados, integrantes de uma associação criminosa denominada “DPP”, ao tomarem conhecimento da detenção do seu líder, em cumprimento de um mandado emanado pela PGR, pelo crime de roubo qualificado, e posteriormente submetido à medida de coação de prisão preventiva pelo Juiz de Garantias, tendo sido conduzido ao Estabelecimento Penitenciário do Kongo, decidiram retaliar contra um efectivo do SIC que, alegadamente, participou na sua captura.

    Na sequência, enquanto o referido agente se encontrava em serviço, os implicados, em número de oito e munidos de armas brancas, designadamente catanas e facas, dirigiram-se à residência do oficial, onde mantiveram como reféns a esposa e os seus três filhos, exigindo a libertação do referido líder da associação criminosa.

    SIC NO UÍGE DETÉM 10 CIDADÂOS ENVOLVIDOS NO TRÁFICO DE MINERAIS COM DESTAQUE PARA O OURO

    O Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Uíge deteve 10 cidadãos, entre nacionais e estrangeiros, por alegado envolvimento no tráfico ilícito de minerais estratégicos, com destaque para o ouro, no âmbito de uma operação realizada mediante mandado da Procuradoria-Geral da República (PGR).

    A operação foi conduzida por forças conjuntas do Centro de Segurança de Minerais Estratégicos (CESME), do Serviço de Inteligência e Segurança de Estado (SINSE) e do Serviço de Investigação Criminal (SIC), como parte das acções de combate à exploração e comercialização ilegal de recursos minerais.

    Entre os detidos constam cidadãos de várias nacionalidades, nomeadamente angolana, portuguesa, moçambicana, zimbabweana e libanesa.

    Entre os implicados encontra-se igualmente um menor de idade.

    Segundo as autoridades, o grupo operava a partir de uma empresa de fornecimento de água potável, alegadamente utilizada como fachada para facilitar actividades ligadas à exploração e ao tráfico ilegal de ouro.

    Durante a operação, os efectivos do SIC apreenderam diversos meios utilizados na actividade criminosa, entre os quais 10 passaportes de diferentes nacionalidades, além de outros documentos de identificação.

    Do material recuperado constam ainda mais de 80 gramas de ouro, um cofre e vários equipamentos supostamente utilizados na extracção e exploração do minério.

    As autoridades apreenderam igualmente 21 telemóveis, sendo 17 digitais e quatro analógicos.

    No domínio financeiro, foram recuperados mais de 19 milhões de kwanzas, além de 50 dólares norte-americanos e 430 mil libras, valores que, segundo o SIC, estavam em posse do grupo no momento da detenção.

    O porta-voz do SIC no Uíge, Zacarias Fernandes, apresentou os meios apreendidos e esclareceu as circunstâncias da operação que culminou com a detenção dos suspeitos.

    Via RNA

    História do Kongo

    OS BASUNDI: POVO DO KONGO CENTRAL E HERDEIROS DE UMA ANTIGA PROVÍNCIA DO REINO DO KONGO

    OS BASUNDI: POVO DO KONGO CENTRAL E HERDEIROS DE UMA ANTIGA PROVÍNCIA DO REINO DO KONGO

    OS DIALECTOS KONGO DO GRANDE BANDUNDU

    OS DIALECTOS KONGO DO GRANDE BANDUNDU

    Os LAçOS ENTRE A PROVÍNCIA DO KWILU MA RDC E OS KONGO

    Os LAçOS ENTRE A PROVÍNCIA DO KWILU MA RDC E OS KONGO

    DO REINO DO KONGO A BANDUNDU: UMA HISTÓRIA POUCO CONTADA

    DO REINO DO KONGO A BANDUNDU: UMA HISTÓRIA POUCO CONTADA

    GRUPOS ÉTNICOS BAKONGO NA REGIÃO DE BANDUNDU/RDC (Kwango e Kwilu)

    GRUPOS ÉTNICOS BAKONGO NA REGIÃO DE BANDUNDU/RDC (Kwango e Kwilu)

    DOM PEDRO VIII, REI DO CONGO (1923–1954)

    DOM PEDRO VIII, REI DO CONGO (1923–1954)