COMER COM AS MÃOS NUAS É MELHOR DO QUE COMER COM TALHERES (GARFO E FACA)
Por Ket tavares
A cultura de comer com as mãos nuas (sem usar talheres), surgiu nos primórdios da humanidade. Embora a maioria das pessoas tem-se habituado a comer com talheres, o hábito de comer com as mãos persiste até hoje em várias culturas.
Nós Africanos de facto somos aquilo que comemos e assimilamos; assim, acreditamos que comer com as mãos estimula as terminações nervosas dos dedos, aumentando o apetite e a digestão, tornando a ingestão da comida mais consciente e mais gostosa, enriquecendo as funções da consciência com informações, conhecimento e assimilação do gosto, sabor da comida que estamos a consumir.
Ao comermos com as mãos, a comida é bem digerida, pois, quando a mão toca na comida, os nervos nas pontas dos dedos captam a informações que a mesma lhe passa e enviam sinais ao cérebro que instrui o corpo para libertar enzimas gostativas e digestivas apropriadas para aquela comida.
Ao comermos com as mãos, a temperatura da comida é uma das informações que se nota rapidamente, evitando-se a sensação de queimadura na língua. A ingestão dos alimentos com as mãos, estimula fortemente os nossos sentidos, aumentando o prazer de comer, sentindo a comida cada vez mais agradável.
Comer com as mãos, estando elas bem lavadas, diminui a velocidade na ingestão dos alimentos. O Garfo e a Faca são mais rápidos e levam mais comida à boca, o que pode resultar em comer muito.
Comer com as mãos (sem garfo), desperta uma experiência sensorial multidimensional, na qual, em poucos segundos os cinco sentidos psicológicos são acionados (visão, olfato, paladar, tato e audição), criando muitas sensações.
Comamos com as mãos e resgatemos a nossa cultura Africana.
Vai lendo, vai sabendo.
“Ubuntu acima de tudo”
