DETIDOS 69 CIDADÃOS EM OPERAÇÃO “SENTINELA” NO UÍGE 

Por Jeremias Kaboco|Jornalista 

Uíge, 02/01 (Wizi-Kongo) – As forças policiais da província do Uíge detiveram, na última semana de dezembro de 2025, um total de 69 cidadãos envolvidos em práticas criminosas, no âmbito da operação “Sentinela”. Do número, 13 foram apanhados em flagrante delito e 7 em sequência de investigações.

Segundo o balanço apresentado nesta sexta-feira ao grupo operativo da operação, os municípios com maior incidência criminal foram o Uíge (43 casos), seguido de Púri (7), Negage (4), Sanza Pombo (4) e Quitexe (4). Entre os crimes registados, destacam-se dois homicídios qualificados.

No domínio da sinistralidade rodoviária, foram contabilizados 20 acidentes, mais cinco em relação ao período anterior, que resultaram em 2 mortos e 24 feridos.

As autoridades anunciaram ainda a detenção de 17 cidadãos pertencentes a um grupo de assaltantes armados, parcialmente desmantelado, que se dedicava a roubos em vias públicas e residências.

Durante as operações, foram apreendidos 5 armas de fogo, 5 viaturas, 2 motorizadas, 13 kg de liamba e 10 telemóveis, entre outros meios utilizados nas práticas ilícitas.

O relatório conclui que a operação “Sentinela” reforçou a ação policial durante a quadra festiva, contribuindo para o combate à criminalidade e para a garantia de maior segurança pública na província do Uíge, apesar do aumento da sinistralidade rodoviária.

 

 

 

 

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*