Por Nvila Nkanga
A Diaconisa Guilhermina Abílio, foi condecorada, no dia 25 de Outubro de 2025, em Luanda, pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, com a Medalha Comemorativa do 50° Aniversário da Independência Nacional, como forma de reconhecimento pelo seu contributo prestado ao país, principalmente como líder religiosa e comunitária, desempenhando actualmente, a função de Directora Nacional da Fraternidade das Mulheres da IEBA (Igreja Evangélica Baptista de Angola), onde se destaca o seu grande trabalho na Comunidade Feminina.
No quadro das suas funções, a Diaconisa Guilhermina Abílio, tem efectuado visitas às Igrejas e Campos Missionários, nas províncias de Luanda, Huila, Huambo, Benguela, Uige, Zaire, Namibe e Cabinda, o que permitiu a dinamização das estruturas femininas da Igreja IEBA, promovendo seminários de capacitação, visando, principalmente, o empoderamento da mulher e o seu crescimento na fé.
Nos dias 07 e 08 de Marco de 2023, a Diaconisa Guilhermina Abílio, promoveu em Luanda, no Complexo Desportivo da Cidadela, um Congresso Internacional das Mulheres da IEBA, em que participaram Mulheres da IEBA das então18 províncias de Angola e delegações estrangeiras de Mulheres vindas do Quénia e do Brasil.
No capítulo sócio comunitário, a Diaconisa Guilhermina Abílio, fundou, há 28 anos, um Grupo de Mulheres Cristãs da Igreja Local dos Combatentes, denominado _Grupo Rute_ , baseado numa inspiração bíblica, um grupo que ao longo desses anos tem ajudado crianças desamparadas, vulgo crianças de rua, com produtos alimentares e vestuário, e apoiado viúvas carentes em matéria de condições sociais, para além de ter construído, há 15 anos, uma Escola do primeiro nível, no Bairro de Calemba 2, em Luanda, denominada “_Escola Rute_”, dando corpo ao papel da igreja como parceiro social do Estado.
Em 2023, a Diaconisa Guilhermina Abílio, num acto de solidariedade, apoiou a construção de uma casa de alvenaria para uma senhora de nome Emília Tiéte, moradora do Bairro 25 de Maio, Distrito de Vila Flor, em Luanda, que se encontrava ao relento depois da sua casota de chapas ter desaparecido, arrastada pelas águas das chuvas.
Na vertente motivacional e apoio espiritual, o Grupo Rute tem efectuado visitas à cadeia de Viana, província de Luanda, para reconfortar as mulheres com palavras bíblicas, e ao hospital Josina Machel (Maria Pia), também em Luanda, com o objectivo de reconfortar as mulheres doentes e internadas.
Ao longo dos últimos anos, o Grupo Rute também visitou as então 18 províncias de Angola, onde estão sediadas a Igreja Evangélica Baptista de Angola, IEBA, lembrando que no ano de 2005, o Grupo Rute efectuou uma peregrinação à Terra Santa, mais concretamente ao Estado de Israel, no quadro de um processo de troca de experiência e evangelização.
No ano 2013, a Assembleia Geral da IEBA, indicou a Diaconisa Guilhermina Abílio, para exercer a função de Coordenadora da Zona Europa e, no exercício desta responsabilidade, conseguiu implantar a Igreja IEBA em Paris, cuja inauguração contou com a presença de uma representação da Embaixada de Angola em França.
Actualmente, alguns angolanos que decidiram viver na Europa frequentam a Igreja IEBA, em Lyon, Bruxelas, Zaventen, Berlim e Lisboa, e nos últimos anos, outras nacionalidades também se juntaram à Igreja IEBA, tendo como caso demonstrativo, o do Pastor Colombiano Julian Mendes, responsável da Igreja IEBA em Paris, que foi ordenado à categoria de Reverendo em Agosto de 2025, em Luanda.
A Diaconisa Guilhermina Abílio, é a terceira filha do Ancião Pedro Rodrigues Muanza, do Município da Damba, Província do Uige, e a história registou que foi a primeira membro da Igreja Evangélica Baptista de Angola, IEBA, à ser baptizada, depois da proclamação da Independência de Angola.
O Baptismo foi realizado pelo primeiro Secretário-Geral da IEBA, em memória, Reverendo Pedro Timóteo, em 1976, na então Cidade de Carmona, hoje, Uige.
Em 1994, a senhora Guilhermina Abílio, criou a Casa da Mulher Africana (CAMULHAF), na rua Travessa da Sé, próximo à Igreja da Sé, na baixa de Luanda, defronte a antiga sede da EPAL, destinada à promoção de produtos de beleza para a mulher africana.
Apostada na promoção e valorização da mulher, a Diaconisa Guilhermina Abílio, foi Coordenadora e Madrinha do Comité Miss Uige no ano em que foi eleita Miss, a jovem Beatriz Alexandre (Bia), filha do antigo Governador, em memória, Cananito Alexandre.
Em 2004, foi especialmente convidada pela Chevron para desempenhar o honroso papel de ” Madrinha ” do navio de produção de petróleo e gás batizado com o nome de “Sanha” . A ceremonia de inauguração realizou-se no Japão , ocasião em que a sua presença simbolizou o batismo oficial da embarcação. O campo petrolifero Sanha entrou em operação em 2005 no bloco offshore de Cabinda, operado pela Chevron em associação com a Sonangol.
A Diaconisa Guilhermina Abílio é esposa do Embaixador de Angola na Coreia do Sul, Eng° Sianga Abílio, desde 1981.

Seja o primeiro a comentar