EMBAIXADORA DO QUÉNIA EM ANGOLA PROMOVE INTEGRAÇÃO COMERCIAL COM EMPRESÁRIOS DO UÍGE

Imagem do GPU

Por GPU

A embaixadora do Quénia em Angola, Joyce Khasinwa M’maitsi, reuniu-se, na última terça-feira, 15, com a classe empresarial do Uíge, para explorar novas parcerias nas áreas da agricultura, turismo, tecnologia, comércio, saúde e educação.

Na abertura do evento, a Vice-governadora para o sector Político, Social e Económico, Sónia Arlete Fernandes Domingos Canhombo, em representação do governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, destacou a importância da troca de experiências entre os dois países, incentivando os empresários locais a aproveitarem ao máximo as oportunidades oferecidas.

Por sua vez, a embaixadora daquela país do leste africano, reforçou o compromisso do estreitamento das relações com Angola, enfatizando que os dois Estados compartilham metas semelhantes de diversificação económica até 2030.

Durante o encontro, a diplomata mencionou o potencial agrícola do Uíge, observando que o Quénia, como um dos maiores exportadores de chá, café e flores, pode colaborar significativamente com Angola nesse sector, além de compartilhar experiências na área da pecuária.

Já os empresários presentes, destacaram a relevância do encontro, afirmando que a troca de experiências foi produtiva e abriu portas para futuras colaborações, que podem passar pela agricultura, o turismo e outras áreas de interesse comum.

GOVERNADOR PROVINCIAL ABORDA DESENVOLVIMENTO LOCAL EM AUDIÊNCIA COM EMBAIXADORA DO QUÉNIA EM ANGOLA

O governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, recebeu ontem, segunda-feira, 14, em audiência, a embaixadora do Quênia em Angola, Joyce Khasinwa M’maitsi, com quem abordou assuntos voltados ao desenvolvimento local, com destaque para os sectores do turismo e da agricultura.

No final do encontro, a diplomata queniana, fez saber que a sua visita a província do Uíge, tem como objectivo explorar áreas de cooperação no âmbito dos onze acordos de cooperação assinados entre os dois governos em outubro de 2023.

A nível da província, a diplomata mostrou um maior interesse em investir nos sectores da agricultura e do turismo, pelo facto da região ter um clima semelhante ao do seu país.

No seu primeiro de visita, Joyce Khasinwa, acompanhada pela vice-governadora para o sector Político, Social e Económico, Sónia Arlete Fernandes Domingos Cahombo, efectuou uma visita à fazenda Mussangi, localizada no município de Negage, para constatar a produção de tilápia e outras espécies.

A diplomata, visitou também as Quedas do Rio Luanga e a futura fábrica de café, que junto do seu responsável recebeu explicações voltadas ao funcionamento da mesma, além de ter percorrido demoradamente o espaço de cafezais.

Hoje, a embaixadora do Quénia em Angola reuniu com os empresários locais, onde apresentou os planos do seu governo para o investimento em vários sectores no país e na província em especial.