HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DA DAMBA

Por Ntumua Manuel de Deus
Damba é vila e comuna sede de um município da província do Uige corresponde ao mesmo nome.
Etimologia e surgemento
PRIMEIRO: O Termo N’Damba pode ser derivado do nome do soberano  NA NDAMBA LUTAYI.
Um patriarca que vivia na aldeia Mbanza NDamba. Era uma personagem importante e rico, que possuia bens consideráveis (…). Fontes afirmam que, “Os acenstrais dos BaMbta e fundadores da Damba e Maquela vieram do Mbanza Kongo, que abandonaram a região por causa dos sucessivos conflitos étnicos e disputa pelo poder. Sairam e construíndo o povoado Mbanza Nvunda, situado em Kibokolo, onde que posteriormente se diviram. O NaZombo levou o seu grupo para Mbanza Zombo, (actual sede de Makela do Zombo); Nabokolo com intenções de permanecer ficou no Kibokolo; Nambeu foi no Beu; Nensaca foi para Kisacadica; Nankuilo foi para o Kuilo Futa, NeNsosso foi para Nsosso (também nome de um subgrupo bakongo) e Nan’Damba Lutayi subiu na regiões norte de Mbanza Ndele e veio se estabelecer nessa região a fundar Mbongi a N’Damba, actual sede da Damba.
O NanDamba, Depois da sua morte ficou o seu sobrinho (filho de sua irmã) chamado de “NaNkunzi”, batizado pelos portugueses de Sr. Miguel. Foi o mesmo que recebeu o colono Sr. Vaal, o primeiro portugues na região da Damba”.
SEGUNDO: O termo N’Damba pode ser derivado de “Cozinhar”.
O nome da Damba é a escrita portuguesa da palavra Kikongo  NDMBA que vem do verbo LAMBA (cozinhar), conjugada da primeira pessoa do singular. NA NDAMBA siginifica cozinheiro. Segundo Sabactani.
O nome N’Damba é cozinheiro referênciado, aquele que sabia cozinhar o ferro (…) que o território actual da Damba, era habitada pelos ferreiros”. Segundo o Dr. Patricio Batsikama.
Com a presença colonial na região e suas implicações nas localidades resultou em várias mudanças e que permaneceu até hoje.
Fonte: Livro UÍGE SOCIEDADE, HISTÓRIA E CULTURA” (Páginas . 241 e 242).
Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.