NIGER-CONGO vs KÔNGO

Por João Niango Ngombo Kina O Mar Negro Moufty

Será que muita gente sabe diferenciar Niger-Congo e Kôngo?

«A narrativa será feita entorno do fenómeno étnico e linguístico entre Kôngo versus Niger-Congo. Portanto, este artigo vai clarear (na medida do possível) todos aqueles que têm dúvidas gigantescas e miúdas acerca do fenómeno Kôngo, e sobretudo a compreendermos o Niger-Congo do ponto de vista científico (Linguístico Étnico e Histórico).»

Humildemente falando, eu tenho visto muitos atropelos no que concerne a questão do Niger-Congo versus Kôngo. Existe muita gente académica “e não só” a invocar ou exaltar de forma errónea valores que não têm nada haver com o fenómeno Linguístico social Étnico e Histórico do continente Afrikano. É um erro de tamanha grandeza afirmar que as 1.456 línguas faladas na região ocidental central subsaariana e Austral ou Sul do continente afrikano vêm unicamente dos Kongo ou Bakongo. Isso não existe, e nunca existirá!

Ora bem. Do ponto de vista científico (linguístico e étnico) KÔNGO é na verdade um grupo etnolinguistico. Quando falamos de Bakongo ou Mukongo estamos a nos referir a um grupo de determinadas Pessoas ou Pessoa pertencente ao grupo etnolinguistico Kôngo. Kikongo, nesse caso é a língua do grupo etnolinguistico Kôngo, ou dos Mukongo ou Bakongo.

Portanto, não se pode confundir um grupo etnolinguistico com um tronco linguístico, nesse caso, Kôngo e NigerCongo. Kôngo é um grupo etnolinguistico pertencente a família linguística Bantü. Do ponto de vista linguístico e histórico, o Kikongo não deu origem a nenhuma língua da região central e Sul do continente afrikano. Mas devo aqui dizer e afirmar que existe algumas variantes da língua Kikongo faladas na zona central e sul do continente afrikano. Por exemplo : O Ibinda, Monokutuba, Kiyombe e etc.

O que tem feito muita confusão às pessoas é a questão da junção dos termos Niger e Congo. Portanto, a junção dos termos Niger e Congo foi proposto em 1955, na qual se chegou a conclusão de que as línguas da família linguística Bantü e as línguas Oesteafrikanas ou ‘Sudanesas ocidentais’ não eram apenas aparentadas. Elas “formavam e até hoje” formam uma única e grande família à qual deu origem ao nome de Niger-Congo(em função da migração de grupos ou povos ligados a família linguística Bantü e dos outros grupos ou famílias linguísticas que surgiram da zona Central e Ocidental de Afrika entre o Níger RDCongo e Camarões), constituída por quatro troncos linguísticos, cada um subdividido em grupos e subgrupos. Dentre eles, a família linguística Bantü se coloca no ramo Benue-congo do grupo Congo-Kordofan, pertencente à família Niger-Congo ou Nigero-Congolesa.

O Que é de facto Congo-Kordofan?

CONGO-KORDOFAN : é um tronco de línguas subsaarianas faladas por centenas de povos praticantes das mais diversas formas de religião, das nativas tradicionais às de imposição colonial, ocupando um vasto território que se estende da direção Sul do Saara ao cone Sulafrikano e vai do Atlântico ao Pacífico. Naqual abrange uma outra gigantesca família linguística, que é o Niger-Congo.

O que é Niger-Congo?

NIGER-CONGO : São línguas faladas do Senegal ao Golfo do Benin, na Nigéria, Englobantu os povos oesteafrikanos de línguas tradicionalmente chamadas Sudanesas e as línguas do grupo linguístico Bantü. Até 1996 o Niger-Congo tinha cerca de 1.456 línguas, que formava, e ainda forma a maior família linguística do mundo! Com mais de 360 milhões de Falantes, concentrados em toda a extensão territorial da Afrika Subsaariana. E compreende seis grandes grupos : 1°Atlântico do Oeste, 2° Mandé, 3° Voltaico ou Gur, 4° Kwa, 5° Benue-Congo, 6° Adamawa Leste ou Adamawa Ubangi.

Portanto, Kôngo é um grupo etnolinguístico, assim como tantos outros grupos etnolinguisticos pertencente a família linguística Bantü. Niger-Congo é por simplesmente uma árvore ou tronco linguístico, na qual a família linguística Bantü (que é a mãe do grupo etnolinguistico Kôngo) faz parte.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.