No âmbito das actividades comemativas do dia da Cultura Nacional, celebrada a 8 de Janeiro, a direcção municipal do Turismo, Cultura, Tempos Livres, Juventude e Desportos, realizou hoje, 14, visita a alguns locais de relevância histórica e cultural, com realce para o local do mercado regional do antigo Reino do Kongo, denominado “Mpangala Zombo” e a cadeia da PIDE, localizada no bairro Amílcar Cabral.
Na ocasião, o ancião Lucas de Castro, referiu que o “Mpangala Zombo”, foi dos primeiros mercados criado em África antes da chegada do colonialismo português e congregava comerciantes oriundos das regiões de Gabão, Congo Belga (actual RDC) e Congo Brazzavile, para troca e venda de produtos diversos.
Por sua vez, o director do Turismo, Cultura, Tempos Livres, Juventude e Desportos da administração municipal de Maquela do Zombo, Bobilno Afonso, adiantou que devido a sua relevância histórica, o local foi inscrito para sua possível selecção como património cultural nacional.
Bobilno Afonso, frizou ainda, que a área que dirige vai continuar a fazer buscas e recolhas de eventuais locais históricos, culturais e turísticos, colaborando com investigadores e interessados, para um melhor aproveitamento.
A actividade foi prestigiada pelo administrador municipal adjunto para área Económica e Financeira, Tomás Bembica, membros da administração municipal, autoridades tradicionais e jovens estudantes.
GMCS – MAQUELA DO ZOMBO

Seja o primeiro a comentar