BRIGADEIRO LUSINGU FRANCISCO, PRESIDENTE DE ANA-SAKANDIKA

Francisco Manda Vida, nascido aos 27 de Setembro de 1966, na sede do ex-Posto Administrativo de Sacandica, Concelho do Zombo, filho de Francisco Cololo, do clã Mpemba ye Mpesu, Kavula ye Nvozy, e de Maria Cabuico do clã Nkondu Mbongi, Ntsaka Mbenza, Mwela Mbombi Ngandu we yala masenga.

Concluiu os seus estudos primários em Sacandica e em 1978 ingressou no Seminário Diocesano de S. Paulo no Uíge, tendo como correligionários de destaque o Venerando Juíz Conselheiro Vice-presidente do Supremo Tribunal Militar, General Gabriel João Soqui, Sua Excelência Reverendissima Dom Luzizila Kiala, Arcebispo Metropolita de Malange, os Padres Francisco Lumuangano, Martins (Maleyó), o PhDr Joaquim Rescova, o MsC médico Ernesto Afonso (René) e tantos outros.

Concluiu o III nível na Escola do II e III níveis Emeri Patrice Lumumba, no Golungo Alto, tendo posteriormente frequentado o curso pré-universitário em Ndalatando. Em 1984, ingressa no Instituto de Engenharia Civil e Industrial de Minsk, ex-República Socialista da Bielorrússia.

Em 1989 incorpora-se nas ex-FAPLA, tendo feito o curso de LCB (Luta Contra Bandido) na ex-Escola Comandante Arguelles – Funda. Teve várias formações, com destaque para:

– Licenciatura em Ciências da Educação (Filosofia)- 2004;

– Auditoria Interna e Funcional, na África do Sul (Pretória) – 2009;

– Curso de Preparação Combativa, na África do Sul (Cape Town) – 2009;

– Curso de Superação e Aperfeiçoamento na área de edificações de obras, em Lisboa e Tancos – 1997;

– Curso de Formação de Formadores dos auditores militares da SADC, em Harare, Zimbábwe, no – Centro Regional de Formação de Manutenção de Paz – 2013;

– Curso de língua inglesa, em Heideberg (SA Army Gymnasium), África do Sul – 2014;

– Curso de Liderança e Desenvolvimento de Equipa de Alto Desempenho, no ex-Instituto Nacional de Formação de Administração Pública, em Luanda – 2008;

– Curso de Comando e Estado Maior, na Escola Superior de Guerra, em Luanda – 2012;

– Curso de Gestão Estratégica e Análise de Risco (Inspecção Geral de Defesa da República Portuguesa) – 2016;

– Curso de Estratégia e Arte Operativa, na Escola Superior de Guerra, em Luanda – 2024.

– Foi docente na cadeira de Economia Política e Social, no Instituto Superior Bom Deus.

– Desempenhou várias funções, com destaque para: – Encarregado de Obras na Urbanização Benfica (BRICOMIL -UEE) – 1989;

– Fiscal de Obras e Representante itinerante de Obras Militares na Frente Leste – 1991;

– Chefe de Secção de Fiscalização da Repartição de Obras e Infraestruturas do Comando c- c- Logístico e Infraestruturas/EMGFAA – 1992;

– Chefe de Secção de Estudos e Planeamento – 1996;

– Chefe do Departamento de Edificações e Produção da Brigada de Construção de Obras Militares (BCOM) – Casa Militar – 1998;

– Chefe de Secção de Coordenação e Controlo de Obras da Direcção de Obras e Infraestruturas do EMGFAA – 2003;

– Inspector Superior para Infraestruturas e Património da Inspecção-Geral das FAA – 2004;

– Inspector Superior para Engenharia e Infraestruturas da Inspecção-Geral da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria do MINDENACVP – desde 2012.

No âmbito do Grupo de Trabalho da Inspecção de Defesa da SADC, sou o Ponto Focal do Grupo Técnico de Acompanhamento, tendo participado, em 2017, na Equipe de Inspectores que aferiram a Certificação do 1º Curso em Auditoria dos Inspectores das Forças Armadas da RDC, ministrado por formadores franceses, em Kinshasa.

No âmbito do associativismo, sou o Presidente da ANA-SACANDICA, sou membro co-fundador da ASCANT (Associação Sócio Cultural Dom Afonso Nteka) e desempenho a função de Secretário para Cooperação e Intercâmbio; sou membro co-fundador da Plataforma AZOMBO. Sou católico praticante. Meu prato preferido é o funje com muteta e carne seca, não descurando de uma boa nfúmbwa com peixe macaiabo.

Actualmente sou Oficial General, com a patente de Brigadeiro

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.