
Alfredo Dikwiza|Jornalista
Uíge, 17/07 (Wizi-Kongo) – Kinioca, é o maior palco comercial a nível do município da Nova Esperança, situado a uns 13 quilómetros da sede da vila, no intervalo entre Nova Esperança/ comuna do Kuilo Kambozo, que funciona a céu aberto e o referido mercado rural une centenas de pessoas entre compradores e vendedores, provenientes de vários cantos da circunscrição local e de outras localidades como Sanza Pombo, da cidade do Uíge e da capital do país, Luanda.
As trocas comerciais baseiam-se entre os produtos industrializados e os naturais. Os produtos naturais encontrados em grandes quantidades no Kinioca, são, entre outros, óleo de palma, fumbwa, feijão, bombó, banana, muteta, abobora, ginguba, mandioca e batata malanga. Entretanto, as aldeias Kingola e Kissembo, são tidas como as principais fornecedoras dos produtos no mercado rural do Kinioca.
Igualmente, os habitantes da comuna do Kuilo Kambozo, têm deslocado ao Kinioca com dois destinos, vender e comprar, mas os preços variam de acordo o produto e, ao Wizi-Kongo, hoje, quinta-feira, a comerciante residente na cidade do Uíge e que frequenta o mercado há um ano, Marta Inês Castro, lamentou pelo facto do mercado funcionar apenas uma vez por semana.
“As autoridades locais, quer tradicionais e as do governo, deveriam sentar a mesma mesa e encontrar consensos em alargar os dias da realização das vendas no Kinioca, porque, o local tornou-se no maior ponto comercial a nível do município dos Buengas, hoje, Nova Esperança e, com isso, todos saem como benificiários”, aconselhou Manuel João, residente na sede da Nova Esperança.
Na circunscrição do Nova Esperança existem outros mercados, cada funcionam de acordo o dia estipulado, a exemplo, quarta-feira mercado do (Kuilo Kambozo), quinta-feira mercado do (Kinioca) e sexta-feira mercado do (Buenga Sul).
Seja o primeiro a comentar