SALA DE PARTOS DO PEDREIRA VOLTA A TER ENERGIA ELÉCTRICA 

Jeremias Kaboco|Jornalista 

Uíge, 31/01 (Wizi-Kongo) – Duas semanas depois na escuridão, tendo os partos serem assistidos com iluminação de lanternas e velas, a sala de partos do centro materno infantil do bairro Pedreira, periferia da sede do Uíge, voltou a ter energia eléctrica, fruto da reparação de um curto circuito que deixou aquela unidade pública às escuras por 14 dias.

Na mesma condição, encontrava-se também sem corrente eléctrica no referido período, o banco de urgência da pediatria. Entretanto, as mesmas salas, de repouso masculino e feminino continuam ainda às escuras, uma situação que já perdura há cinco meses.

Como apurou essa tarde o Wizi-Kongo, no centro materno infantil, as duas salas, uma cada, de repouso masculino e feminino, continuam no apagão por falta apenas de lâmpadas, igualmente, o centro carece de medicamentos essenciais, uma situação que já perdura há anos, bem como no momento de folhas de 4 para os enfermeiros escreverem os diagnósticos obtidos dos doentes.

Outrossim, a falta de reagentes é um bicho de sete cabeças que os doentes e técnicos de saúde enfrentam naquela unidade sanitária que atende pacientes provenientes dos bairros Kandombe -Velho, Kakole, Kapote, Bungo, Paco, Centro da cidade, entre outros.