UIGE GANHA NOVO SALÃO DE EVENTOS “MANUAKU”

Por Jeremias Kaboco|Jornalista

Uíge, 13/06 (Wizi-Kongo) – Na tarde desta sexta-feira, 13 de Junho, a província do Uíge recebeu um importante acréscimo à sua infraestrutura social: a inauguração do salão de eventos MANUAKU, localizado no bairro Quindenuco, arredores da cidade do Uíge. O evento atraiu a atenção da comunidade local e autoridades, simbolizando um passo significativo para o desenvolvimento da região.

O corte de fita, um momento tradicional que marca a abertura de novo empreendimentos, foi conduzido pelo administrador municipal do Uíge, José Raimundo Teca. Em um gesto que reforça a importância da união entre a comunidade e a liderança local, Teca destacou a relevância do novo espaço para a realização de eventos sociais, culturais e empresariais.

A cerimônia foi consagrada pelo Bispo da diocese do Uíge da Igreja Anglicana, Dom Augusto Domingos, que abençoou o salão, desejando que ele seja um local de celebração e confraternização para todos os cidadãos.

O salão MANUAKU, idealizado pelo empresário Paulo Manuel, surge como uma resposta às crescentes demandas por espaços adequados para a realização de festas, conferências e outros eventos. Com uma capacidade generosa e uma infraestrutura moderna, o salão promete atender a uma variedade de necessidades, desde casamentos até eventos corporativos.

A inauguração deste salão representa não apenas um novo local para eventos, mas também uma oportunidade de crescimento econômico para a região. O investimento de Paulo Manuel é um exemplo do potencial empreendedor que existe no Uíge, incentivando outros empresários a investir na área.

Além disso, o MANUAKU pode se tornar um ponto de encontro para a comunidade, promovendo a interação social e o fortalecimento dos laços entre os habitantes.

O novo salão de eventos MANUAKU no Uíge é um marco que reflete na carência de espaços que a Província tem vindo a registar.

  • Related Posts

    MBEMBA NGANGU: O HERÓI DO BEMBE QUE SALVOU UÍGE

    Por Filho do Kivuzi (Vamba)

    “Mbemba Ngangu” foi um soba e herói local que mobilizou o seu povo e as aldeias vizinhas para a resistência contra a ocupação colonial portuguesa. A sua luta teve grande apoio das populações ribeirinhas do rio Lucunga, uma zona estratégica do antigo território.

    Mbemba Ngangu é um nome em Kikongo, um cognome dado pelo próprio povo em reconhecimento à sua liderança. Etimologicamente, significa: Mbemba (“Águia”) e Ngangu (“Visionário” ou “Astuto”). A águia representa a visão ampla do campo de batalha e a rapidez no ataque, enquanto Ngangu reflete a sua inteligência tática e capacidade de antever os movimentos do inimigo.

    Natural da região de Mbamba — território que hoje corresponde ao município do Bembe —, Mbemba Ngangu terá vivido entre os séculos XVI e XVII, período em que o Reino do Kongo enfrentava as primeiras incursões portuguesas no interior. A província de Mbamba era a mais militarizada do Reino do Kongo, responsável pela defesa sul.

    Para perpetuar a sua memória, o herói foi homenageado na cidade do Uíge com um busto e com o topónimo de um bairro: o Bairro Mbemba Ngangu. Morreu em combate, defendendo as terras do seu povo, tornando-se um símbolo eterno da resistência Kongo.

    DETIDOS QUATRO CIDADÃOS QUE MANTIVERAM FAMÍLIA DE AGENTE DO SIC COMO REFÉM NO UÍGE

    O Serviço de Investigação Criminal no Uíge, no âmbito das acções de combate aos crimes violentos, procedeu, nesta terça-feira, 26 de Maio de 2026, à detenção de quatro cidadãos nacionais, por factos que configuram o crime de sequestro, no bairro Mbemba-Ngango, nos arredores da cidade do Uíge.

    O incidente ocorreu quando os acusados, integrantes de uma associação criminosa denominada “DPP”, ao tomarem conhecimento da detenção do seu líder, em cumprimento de um mandado emanado pela PGR, pelo crime de roubo qualificado, e posteriormente submetido à medida de coação de prisão preventiva pelo Juiz de Garantias, tendo sido conduzido ao Estabelecimento Penitenciário do Kongo, decidiram retaliar contra um efectivo do SIC que, alegadamente, participou na sua captura.

    Na sequência, enquanto o referido agente se encontrava em serviço, os implicados, em número de oito e munidos de armas brancas, designadamente catanas e facas, dirigiram-se à residência do oficial, onde mantiveram como reféns a esposa e os seus três filhos, exigindo a libertação do referido líder da associação criminosa.

    História do Kongo

    MBEMBA NGANGU: O HERÓI DO BEMBE QUE SALVOU UÍGE

    MBEMBA NGANGU: O HERÓI DO BEMBE QUE SALVOU UÍGE

    OS BASUNDI: POVO DO KONGO CENTRAL E HERDEIROS DE UMA ANTIGA PROVÍNCIA DO REINO DO KONGO

    OS BASUNDI: POVO DO KONGO CENTRAL E HERDEIROS DE UMA ANTIGA PROVÍNCIA DO REINO DO KONGO

    OS DIALECTOS KONGO DO GRANDE BANDUNDU

    OS DIALECTOS KONGO DO GRANDE BANDUNDU

    Os LAçOS ENTRE A PROVÍNCIA DO KWILU MA RDC E OS KONGO

    Os LAçOS ENTRE A PROVÍNCIA DO KWILU MA RDC E OS KONGO

    DO REINO DO KONGO A BANDUNDU: UMA HISTÓRIA POUCO CONTADA

    DO REINO DO KONGO A BANDUNDU: UMA HISTÓRIA POUCO CONTADA

    GRUPOS ÉTNICOS BAKONGO NA REGIÃO DE BANDUNDU/RDC (Kwango e Kwilu)

    GRUPOS ÉTNICOS BAKONGO NA REGIÃO DE BANDUNDU/RDC (Kwango e Kwilu)