No âmbito das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, a Administradora Municipal da Damba, Eulária Julieta Chiangango Martins Dombaxe, procedeu neste sábado, 08 de novembro, à inauguração da Escola Primária S/N “Rosa Pedro Afonso Garcia”, erguida em homenagem à antiga Administradora Municipal da Damba, cuja dedicação e contributo continuam a inspirar o desenvolvimento da região.
A infraestrutura, construída no quadro do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), conta com sete salas de aula, uma sala de reuniões, uma sala dos professores, gabinetes administrativos e catorze casas de banho, proporcionando melhores condições de ensino e aprendizagem para centenas de crianças da Comuna de Camantambo.
Durante o acto, foram igualmente entregues materiais didáticos para reforçar o processo de ensino-aprendizagem e garantir que os alunos tenham ferramentas adequadas para o sucesso escolar.
A cerimónia foi testemunhada pelo Administrador Municipal Adjunto para a Área Técnica e Infraestruturas, pela Administradora Comunal de Camantambo, membros do Conselho da Administração, representantes dos Órgãos de Defesa e Segurança, autoridades tradicionais,representantes dos Partidos Políticos com Assento no Parlamento, membros da Associação dos Naturais e Amigos de Camantambo (ANA Camantambo); E populares locais, que expressaram profunda satisfação e gratidão pela concretização desta importante obra pública.
Em sua intervenção, a Administradora Municipal sublinhou que a nova escola representa um investimento no futuro da comunidade local, realçando que “a educação é o alicerce do desenvolvimento das comunidades e um dos pilares essenciais para o progresso do município, da província e do país.”
A responsável apelou ainda à preservação da infraestrutura, reforçando a necessidade de cuidar e valorizar os bens públicos como património coletivo.
A Administradora Municipal aproveitou a oportunidade para destacar os progressos registados na província do Uíge, com realce para a inauguração do Campo Vicí António, uma infraestrutura de referência que valoriza o desporto e a juventude, para as Minas de Mavoio, que já absorveu alunos provenientes do Instituto Politécnico Namputo.
Ao nível municipal, a responsável destacou igualmente o avanço das obras de instalação do sistema de água potável, a eletrificação da Vila que será contemplada na primeira fase da implantação do projecto recentemente lançado, e o centro médico de Camantambo, a ser inaugurado ainda este ano.
Destacou as ações como parte do compromisso contínuo da Administração Municipal em garantir melhores condições de vida às populações.
A ocasião serviu igualmente para um alerta à população sobre a prevenção da cólera, com destaque para a higiene pessoal e comunitária, o tratamento da água para consumo e o uso adequado das latrinas, como medidas fundamentais para a saúde e bem-estar da população.
Com este marco, o Governo Provincial do Uíge, através da Administração Municipal da Damba, reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento humano e social, a expansão da rede escolar e o acesso a serviços básicos de qualidade, consolidando as bases do progresso sustentável da Comuna de Camantambo e de todo o município.
GMCS-Damba

Seja o primeiro a comentar