MAQUELA DO ZOMBO: LANÇADO PROJECTO DE ACESSO A FOGAREIROS MELHORADOS

A Organização Não-Governamental CUAMM Médicos com África, procedeu esta terça-feira, 27 de janeiro, o lançamento do projecto de promoção para o acesso aos fogareiros melhorados no município de Maquela do Zombo.

O acto decorreu no anfiteatro do Liceu de Maquela do Zombo e contou com a presença de distintas individualides locais, com destaque ao administrador municipal, Samalando Muginga.

O projecto sustentado pela multinacional petrolífera italiana ENI em parceria com o governo angolano, visa promover o uso de fogareiros melhorados, contribuindo para a redução do consumo de lenha e carvão vegetal nas comunidades rurais e periurbanas, bem como preservação do meio ambiente, melhoria das condições de saúde das famílias e emissão de monóxido de carbono.

Intervindo na abertura, o administrador de Maquela do Zombo, Samalando Muginga, congratulou-se com a iniciativa e aproveitou para apelar às autoridades tradicionais a prestarem apoio aos agentes comunitários que estarão envolvidos na implementação do projecto junto das comunidades.

Por sua vez, Nicolò Grassia, coordenador do projecto na província do Uíge, salientou que os fogareiros melhorados serão distribuídos as famílias carenciadas, ajudando na redução do tempo de cozedura dos alimentos e na melhoria de saúde das mulheres e crianças.

Reforçou ainda que, numa primeira fase o projecto terá a duração de cinco anos, abrangendo a sede e a comuna de Kibocolo.

Participaram do acto, os administradores adjuntos, Arnaldo Gaspar da Conceição e Tomás Bembica, a supervisora provincial de saúde sexual e reprodutiva, Rosa Paula, em representação da directora do gabinete provincial da Saúde, delegados e directores municipais, autoridades tradicionais e entidades eclesiásticas.

GMCS – MAQUELA DO ZOMBO

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*