Governo Provincial do Uige prepara proposta de elevação da aldeia Ntaya e da cultura de café a patrimônios culturais mundiais da UNESCO
A cidade capital da província do Uíge será palco esta segunda-feira, (9), da Primeira Sessão Ordinária da Comissão Nacional Multissetorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial a ser presidida pela Vice-Presidente da República de Angola Esperança da Costa.
Neste encontro, o Governo Provincial do Uíge pretende apresentar um dossiê de candidatura da localidade de Ntaya em Maquela do Zombo, à lista de Patrimônio Mundial da Cultura.
A proposta é sustentada pelo facto de Ntaya ser considerada berço do Tocoismo e o local onde repousam os restos mortais de Simão Gonçalves Toco, o fundador da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo “os Tocoistas” – uma denominação que actualmente encontra-se espalhada em Angola, em África e no mundo a dentro.
A cultura do café, também faz parte da lista da proposta que o Governo Provincial do Uíge pretende submeter neste encontro para a sua elevação a patrimônio cultural Mundial da UNESCO.
Entretanto, de acordo com a Directora-Geral do Instituto Nacional de Patrimônio Cultural, Cecília Gourgel, Angola submeteu, a 30 de janeiro do corrente ano, o dossiê de candidatura do Sítio Arqueológico do Tchitundu-Hulu, localizado no município do Virei, província do Namibe, e do Semba como música e dança, à Lista do Património Mundial da UNESCO.
Segundo Cecília Gourgel, a ação de elevar Tchitundu-Hulu a patrimônio cultural mundial, visa proteger pinturas e gravuras rupestres ancestrais de elevado valor científico e cultural na África Austral.
Em relação à lista de patrimônios culturais nacionais, a província do Uíge conta com a Batalha de Ambuila, Antiga Cadeia da PID DGS na cidade do Uíge, Antigo Palácio do Governador do Conselho de Carmona, também na cidade do Uíge, Primeira Casa Comercial igualmente na cidade do Uíge; Missão de Kikaya nos arredores da cidade do Uíge, Grutas de Cabala no Negage e Fortim do Bembe.
Via RNA/Uíge

Seja o primeiro a comentar