Mukaba traça estratégias para acelerar o progresso

Por Joaquim Junior

Os avanços registados, nos últimos anos, nos diferentes sectores da vida socioeconómica e cultural do município de Mucaba, na província do Uíge, foram realçados, durante um encontro que reuniu quadros daquela localidade, no quadro da celebração do 46º aniversário da sua existência, assinalado na passada sexta-feira.

O encontro, que  teve como lema “Mucaba – Unidos para Diversificação da Economia”, reuniu mais de 200 participantes, entre naturais e amigos do Mucaba, e foi orientado pela administradora municipal, Maria Fernando Cavungo.

A melhoria das vias terciárias e dos transportes públicos, para facilitar o escoamento dos produtos agrícolas e as trocas comerciais, a urbanização da vila, electrificação das aldeias de maior concentração populacional, melhorias no abastecimento de água potável foram, entre outros, assuntos levantados pelos participantes.

A administradora municipal convidou os naturais do município que vivem em outros pontos do país e do mundo para trazerem investimentos ao município e contribuírem assim no seu desenvolvimento.

“Este encontro deve servir de reflexão sobre o nosso desempenho na liderança do município, analisar as principais realizações, pontos fortes e fracos, bem como recolher dos quadros do município propostas que vão ajudar a melhorar cada vez mais o exercício da Administração Municipal e de todos outros actores sociais”, disse.

Os responsáveis administrativos do município, sob orientação do Governo provincial do Uíge, têm estado a desenvolver programas que dão prioridade  ao progresso das áreas sociais e ecnómicas, com destaque para a construção de escolas, hospitais, centros e postos de saúde. Outra grande aposta que a administração tem feito tem a ver com a melhoria das estradas, para que a circulação de pessoas e bens na região seja cada vez mais célere.

História do município

A população do município do Mucaba é de origem Bacongo, predominando os subgrupos ou tribos etnolinguísticos Batsicongo, Bansosso, Basundi e os Mbungos, com hábitos, usos e costumes um pouco semelhantes.

Estruturalmente, o município de Mucaba é composto pela comuna do Uando e pelas seguintes regedorias: Quieca, Quimpemba, Quinzala-Velho, Caondo e 52 aldeias, dirigidas por 168 autoridades tradicionais.

Vuato Silva, regedor da aldeia Quixiona, conta que a origem de Mucaba deriva de um rio “Nkaba”, termo em língua Kicongo, que em português significa cinto de segurança. O rio situa-se a oito quilómetros da sede municipal, na regedoria de Quinzala-Velho. A localidade de Mucaba foi elevada à categoria de vila no dia 1 de Setembro de 1971, por força do Decreto-Lei 4143/71, do governo português.

Mucaba é um dos 16 municípios da província do Uíge, situado a 65 quilómetros a norte da cidade do Uíge, sede provincial. Faz fronteira com os municípios da Damba a Norte, Songo e Bembe a Oeste, Bungo a Este e Uíge a Sul.

Ocupa uma área territorial de 964 Km2 e, segundo dados do censo populacional de 2014, o município possui 43.974 habitantes.

Via JA

  • Related Posts

    ADMINISTRADORA MUNICIPAL DO MUCABA CONFERE POSSE AOS QUADROS RECÉM-NOMEADOS

    A Administradora Municipal do Mucaba, Natacha Sandra Miguel João, conferiu posse na manhã desta quarta-feira, 03 de Junho, aos quadros recentemente nomeados para cargos de direcção e chefia.

    A cerimônia decorreu na Sala de sessões da Administração Municipal na Administração Municipal.

    Durante o acto, os empossados juraram cumprir com zelo, responsabilidade, lealdade e dedicação as funções para as quais foram designados.

    Durante a cerimónia, tomaram posse as seguintes individualidades:

    1- Olímpia Alfredo Quimbundo, agente nº 90716794, ao cargo de Directora Municipal da Saúde;

    2- André Bengui Cabula, agente nº 89321582, ao cargo de Chefe da Secção de Estatística, Planeamento e Recursos Humanos da Saúde.

    Na sua intervenção, a Administradora Municipal felicitou os empossados pela confiança neles depositada, exortando-os a pautarem a sua actuação pelo profissionalismo, sentido de missão, dedicação ao serviço público, responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento do sector e para o alcance dos objectivos traçados pela Administração Municipal.

    GMCS/Mucaba.

    JORNADA DO 04 DE FEVEREIRO COMEÇA COM A REALIZAÇÃO DE DIVERSAS ACTIVIDADES NO MUNICÍPIO DO MUCABA

    Em saudação a jornada 04 de fevereiro dia que marca o início da luta armada e de libertação Nacional, a administradora municipal, Natacha Sandra Miguel João realizou algumas actividades hoje 23 de janeiro do ano em curso como: a realização de campanha de limpeza na sede municipal, acto que visa proteger e cuidar do meio ambiente, bem como a garantia do bem estar da saúde dos munícipes.

    Seguidamente, realizou-se a décima sexta reunião da comissão multissetorial do combate a cólera. Esta acção consiste no balanço das acções realizadas nas subcomissões de trabalho durante os últimos sete dias e apresentação de novas estratégias de trabalho, constatando assim a não existência de casos de cólera no município.

    Fizeram parte da reunião autoridades tradicionais, com objectivo de abordarem assuntos atinentes a vida dos munícipes.

    A responsável na sua abordagem, reafirmou o seu compromisso em trabalhar com todos e para todos na intervenção de ver um Mucaba mais dinâmico e coeso.

    CDI MUCABA

    História do Kongo

    MBEMBA NGANGU: O HERÓI DO BEMBE QUE SALVOU UÍGE

    MBEMBA NGANGU: O HERÓI DO BEMBE QUE SALVOU UÍGE

    OS BASUNDI: POVO DO KONGO CENTRAL E HERDEIROS DE UMA ANTIGA PROVÍNCIA DO REINO DO KONGO

    OS BASUNDI: POVO DO KONGO CENTRAL E HERDEIROS DE UMA ANTIGA PROVÍNCIA DO REINO DO KONGO

    OS DIALECTOS KONGO DO GRANDE BANDUNDU

    OS DIALECTOS KONGO DO GRANDE BANDUNDU

    Os LAçOS ENTRE A PROVÍNCIA DO KWILU MA RDC E OS KONGO

    Os LAçOS ENTRE A PROVÍNCIA DO KWILU MA RDC E OS KONGO

    DO REINO DO KONGO A BANDUNDU: UMA HISTÓRIA POUCO CONTADA

    DO REINO DO KONGO A BANDUNDU: UMA HISTÓRIA POUCO CONTADA

    GRUPOS ÉTNICOS BAKONGO NA REGIÃO DE BANDUNDU/RDC (Kwango e Kwilu)

    GRUPOS ÉTNICOS BAKONGO NA REGIÃO DE BANDUNDU/RDC (Kwango e Kwilu)