Joly Makanda é uma cantora gospel nascida em 21 de junho, em Luanda, no município do Cazenga. Filha de Teka Lombo e Zowa Dianzambi, pertence à macroetnia Bakongo, ambos originários do município da Damba, província do Uíge. Atualmente, é estudante do 4º ano do curso de Psicologia.
Estado civil:Joly Makanda casada mãe de 3 filhos.
Ela é Diretora do Projeto Nova Criatura (PNC), parceiro do Ministério do Interior, que visa resgatar valores e promover mudanças de mentalidade. Além disso, foi Embaixadora de Boa Vontade do Ministério da Juventude e Desporto e Vice-coordenadora adjunta do Projeto “Meu Padrinho, Meu Mentor” (MPM), promovido pelo mesmo ministério e executado pelo Instituto Angolano da Juventude. Joly também foi Embaixadora de Boa Vontade do Projeto “Nascer Livre para Brilhar” e atualmente é Embaixadora de Boa Vontade do Governo Provincial de Luanda e do Programa “Luanda Precisa”.
Ela foi figura artística do Projeto PREI do Ministério da Economia e Planeamento e Embaixadora de Boa Vontade da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Joly possui várias músicas que, além do gospel, promovem a reeducação e moralização da sociedade, como “A Venda é no Lugar Certo”, “Angola Precisa de Ti”, “Diga Não à Violência”, “África Contra o e “Desarma Sua Mente”.
Ela é membro da Comissão Executiva do Conselho Nacional da Sociedade Civil de Angola, onde atua como conselheira e palestrante. Joly se dedica a promover a moralidade, combater a violência doméstica, a delinquência juvenil e a pedofilia, além de buscar a moralização da sociedade e a irmandade. Seu objetivo é expandir o evangelho de Deus através da música cristã e contribuir para o desenvolvimento do país por meio de ações humanitárias.
Joly Makanda frequentou a Igreja Católica até os 10 anos, seguindo suas tias, incluindo Verónica. Após essa idade, começou a acompanhar seus pais na Igreja do Exército de Salvação, onde passou sua juventude cantando no grupo coral “Vitoriosos de Jesus Cristo” na Paróquia do Rocha pinto e da Mabor. Joly Makanda possui dois álbuns lançados e iniciou sua carreira musical no coral da Igreja do Exército de Salvação em Angola. Ele também passou pelo grupo de música “Maquisard de Jesus Cristo” e pelo grupo “Sangue é Fogo”. Além disso, foi escuteiro do agrupamento 31 e líder do grupo de pandeiristas na Paróquia do Rocha Pinto, onde atualmente cultua na Igreja Plenitude Cristã. Devido à falta de uma igreja no município em que atualmente moro, passei a congregar na Igreja Plenitude Cristã (MPC).

Seja o primeiro a comentar