Por Jaime Gabriel
Veterano e Companheiro de Trincheira, Comandante Alberto Correia Neto, presente!!!!!
Quinto Comandante da FAPA/DAA, de 1986 a 1991.
Alberto Correia Neto, nasceu no dia 08 de Julho de 1949, em Quimbele, Província do Uíge, filho de Borges Francisco e de Maria José Correia.
Em 06 de Janeiro de 1970 é preso pela polícia portuguesa (PIDE – DGS) sendo no mesmo ano deportado para Cabo Verde – Campo de Concentração do Tarrafal. Só foi libertado a 1 de Maio de 1974 após o 25 de Abril em Portugal.
Em Junho de 1974, via Portugal parte para Luanda para juntar-se aos guerrilheiros do MPLA. Neste mesmo ano participa na Conferência Inter-Regional de Militantes do MPLA e ingressa nas FAPLA (Forças Armadas Populares de Libertação de Angola). É colocado no CIR – Kalunga (Centro de Instrução Revolucionária) como estagiário.
Pouco tempo depois passa a monitor político do mesmo CIR em Malungo Nzau. A seguir já com o CIR em Belize é nomeado pelo Estado Maior da 2ª Região Político-Militar como Director do referido CIR, funcionando como tal até Agosto de 1975, altura em que é nomeado Coordenador Provincial da JMPLA (Juventude do Movimento Popular de Libertação de Angola).
Exerceu o cargo de Comissário Político da FAPA/ DAA.
Comandante da FAPA/DAA, de 1986 a 1991.
Foi o último Chefe do Estado Maior das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) de 1991 a 1992.
Exerceu os cargos de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola no Brasil 2000 a 2006 e na Alemanha 2011 a 2019.
Faleceu no dia 11 de Março de 2025, na cidade de Madrid, Reino de Espanha, vítima de doença.
General Reformado no Instituto de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas (ISSFAA).
Em 2025, no âmbito das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, foi agraciado com diversas condecorações, destacando-se a Classe Independência e a Medalha da Palma Militar, Classe Única, como parte de honrarias presidenciais que reconhecem o seu serviço e dedicação à nação angolana.
Paz à Sua Alma.

Seja o primeiro a comentar