UNESCO MUSEU ETNOGRÁFICO DO CONGO E GRUTAS DO NZENZO PROPOSTOS À PATRIMÓNIOS DA UNESCO

A Vice-Presidente da República de Angola Esperança da Costa terminou nesta terça-feira, a sua jornada de trabalho de dois dias na cidade do Uíge, onde orientou a Primeira Sessão Ordinária da Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial.

Ao fazer o balanço das actividades desenvolvidas, Esperança da Costa referiu que foram passados em revista os bens de patrimónios culturais de transcendente importância histórica da província do Uíge, onde acabaram por identificar dois de interesse colectivo.

Trata-se do Museu Etnográfico do Congo, na cidade do Uíge, que já está classificado como patrimônio nacional e outro que tem características únicas, as Grutas do Nzenzo de Ambuila, um patrimônio considerado de elevada raridade, único e que segundo ela, precisa de ter investigações científicas do ponto de vista de geomorfologia, de características naturais bem como de aspectos hídricos subterrâneos.

Esperança da Costa adiantou que brevemente poderão considerar os dois bens da província do Uíge como candidaturas a integrarem a lista de patrimônio cultural mundial da UNESCO.

No mesmo diapasão, Vice-Presidente da República garantiu que as pinturas rupestres de Tchitundo-Hulo no município do Virei, província do Namibe e o Semba como música e dança, poderão ser elevados ainda dentro deste ano a categoria de Patrimónios culturais Mundiais da Humanidade da UNESCO.

Esperança da Costa afirmou já terem submetido o dossiê no passado dia 30 de Janeiro.

Via RNA/Uíge

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*