MENINA ÓRFÃ DE PAI E MÃE ABUSADA SEXUALMENTE HÁ DOIS ANOS PELO TIO

Por Alfredo Dikwiza|Jornalista

Uíge, 07/11 (Wizi-Kongo) – Uma menina de 13 anos de idade, órfã de pai e mãe, residente no bairro Aldeia, periferia da sede do município de Negage, província do Uíge, começou a ser abusada sexualmente quando tinha apenas 11 anos de idade pelo tio biológico (60 anos), que na semana transacta foi detido pelas forças da ordem e segurança.

A pequena Joana, nome fictício, foi mantida como prisioneira sexual do seu tio biológico que tinha a guarda da mesma e, destes abusos sexuais praticados contra a menina, resultaram na gravidez da mesma, que posteriormente, deu a luz a um rapaz, agora com um (1) ano de idade, soube o Wizi-kongo, de fontes próximas da família da abusada.

O autor dos abusos sexuais contra a menor de idade, agora com 60 anos de idade, começou a violar a menor quando tinha 58 anos de idade e durante o período desta prática, engravidou a sobrinha por várias vezes, destas gravidezes na sua maioria foram abortadas a recurso de comprimidos.

Na tentativa de abortar a última gravidez, Joana, depois que foi obrigada a tomar um comprimido pelo tio, sentiu-se mal e recorreu a casa de banho e percebeu-se que estava sangrar demasiada, com isso, chamou atenção das vizinhas e outros parentes. Porém, quando questionada dos motivos do sangramento, a pequena saiu do silêncio e contou passo a passo dos maltratos que tem estado a sofrer entre quatro paredes.

A fonte conta que, no primeiro dia em que foi abusada, o tio disse-lhe que se mantivesse relações sexuais com ela, estaria a protege-la contra espíritos malignos e, dai para diante já não parou, ou seja, sempre que lhe apetecesse chamava-a e fazia das suas, mas advertindo a menina de que se alguém a perguntar ou desconfiar que ela teve relações sexuais, deve mentir de que foi um desconhecido que a abusou.

Deste caso, chocou as famílias da região e mostraram-se a favor que o autor desta prática seja punido de acordo aquilo que a lei angolana defende, porque, os actos por ele cometidos destorcem a defesa da criança, dos princípios morais e culturais.

 

  • Related Posts

    MBEMBA NGANGU: O HERÓI DO BEMBE QUE SALVOU UÍGE

    Por Filho do Kivuzi (Vamba)

    “Mbemba Ngangu” foi um soba e herói local que mobilizou o seu povo e as aldeias vizinhas para a resistência contra a ocupação colonial portuguesa. A sua luta teve grande apoio das populações ribeirinhas do rio Lucunga, uma zona estratégica do antigo território.

    Mbemba Ngangu é um nome em Kikongo, um cognome dado pelo próprio povo em reconhecimento à sua liderança. Etimologicamente, significa: Mbemba (“Águia”) e Ngangu (“Visionário” ou “Astuto”). A águia representa a visão ampla do campo de batalha e a rapidez no ataque, enquanto Ngangu reflete a sua inteligência tática e capacidade de antever os movimentos do inimigo.

    Natural da região de Mbamba — território que hoje corresponde ao município do Bembe —, Mbemba Ngangu terá vivido entre os séculos XVI e XVII, período em que o Reino do Kongo enfrentava as primeiras incursões portuguesas no interior. A província de Mbamba era a mais militarizada do Reino do Kongo, responsável pela defesa sul.

    Para perpetuar a sua memória, o herói foi homenageado na cidade do Uíge com um busto e com o topónimo de um bairro: o Bairro Mbemba Ngangu. Morreu em combate, defendendo as terras do seu povo, tornando-se um símbolo eterno da resistência Kongo.

    DETIDOS QUATRO CIDADÃOS QUE MANTIVERAM FAMÍLIA DE AGENTE DO SIC COMO REFÉM NO UÍGE

    O Serviço de Investigação Criminal no Uíge, no âmbito das acções de combate aos crimes violentos, procedeu, nesta terça-feira, 26 de Maio de 2026, à detenção de quatro cidadãos nacionais, por factos que configuram o crime de sequestro, no bairro Mbemba-Ngango, nos arredores da cidade do Uíge.

    O incidente ocorreu quando os acusados, integrantes de uma associação criminosa denominada “DPP”, ao tomarem conhecimento da detenção do seu líder, em cumprimento de um mandado emanado pela PGR, pelo crime de roubo qualificado, e posteriormente submetido à medida de coação de prisão preventiva pelo Juiz de Garantias, tendo sido conduzido ao Estabelecimento Penitenciário do Kongo, decidiram retaliar contra um efectivo do SIC que, alegadamente, participou na sua captura.

    Na sequência, enquanto o referido agente se encontrava em serviço, os implicados, em número de oito e munidos de armas brancas, designadamente catanas e facas, dirigiram-se à residência do oficial, onde mantiveram como reféns a esposa e os seus três filhos, exigindo a libertação do referido líder da associação criminosa.

    História do Kongo

    MBEMBA NGANGU: O HERÓI DO BEMBE QUE SALVOU UÍGE

    MBEMBA NGANGU: O HERÓI DO BEMBE QUE SALVOU UÍGE

    OS BASUNDI: POVO DO KONGO CENTRAL E HERDEIROS DE UMA ANTIGA PROVÍNCIA DO REINO DO KONGO

    OS BASUNDI: POVO DO KONGO CENTRAL E HERDEIROS DE UMA ANTIGA PROVÍNCIA DO REINO DO KONGO

    OS DIALECTOS KONGO DO GRANDE BANDUNDU

    OS DIALECTOS KONGO DO GRANDE BANDUNDU

    Os LAçOS ENTRE A PROVÍNCIA DO KWILU MA RDC E OS KONGO

    Os LAçOS ENTRE A PROVÍNCIA DO KWILU MA RDC E OS KONGO

    DO REINO DO KONGO A BANDUNDU: UMA HISTÓRIA POUCO CONTADA

    DO REINO DO KONGO A BANDUNDU: UMA HISTÓRIA POUCO CONTADA

    GRUPOS ÉTNICOS BAKONGO NA REGIÃO DE BANDUNDU/RDC (Kwango e Kwilu)

    GRUPOS ÉTNICOS BAKONGO NA REGIÃO DE BANDUNDU/RDC (Kwango e Kwilu)