Vrackichakiri Abelardo, o poêta do Uíge.

 

Vrackichakiri Abelardo é heterónimo literário de Abelardo Alberto Sonhi Domingos, escritor, jornalista, poeta, contista e presidente do Viv´Arte do Uíge, nasceu no Bairro da Madeira, Municipio da Maianga, Provincia de Luanda em 23 de Abril de 1990. É estudante de Língua Portuguesa no Instituto Superior de Ciência de Educação ISCED-Uíge.

É membro efectivo e co-fundador da Associação Provincial de Teatro do Uíge (APTU), onde exerce o cargo de Coordenador para análise de textos literários e obras teatrais, membro e fundador do Movimento Literário Viv′Arte do Uige.

É considerado (pai) agitador e inpulsonista da literatura Angolana/Uígense, pensador contemporâneo uigense, apresentador da rúbrica “sugestão de leitura” na Rádio-Uíge, tem poemas publicados na revista literária Brasileira Òmnira, desde a 5ª, 6ª e 7ª edições.

Está sempre envolvida em questões relacionadas às suas áreas de actuação e actividades filantrópica, conta historias nas crianças da OPA, Organização dos Pioneiros Angolanos, palestrante e coordenador de eventos literários e culturais.

Formado em liderança associativismo juvenil promovido pelo Conselho Provincial da Juventude CPJ, participou no III Volume da Antologia Brasileira Sensações Face Book e na Antologia Uíge a Renascer “Bagos Mágicos”, projecto que o Movimento Viv´Arte levou a cabo.

Tem uma obra no mercado Cicatrizes do Silêncio.Tendo feito formação de actor no grupo teatral Henriques Artes em abril de 2010, que posteriormente passou a ser actor do grupo teatral “Kamba diame”, participou no seminário que decorreu na União dos Escritores Angolanos, que teve como tema Governação e Género em 14 de Dezembro de 2011.

No prefácio do livro “CICATRIZES DO SILÊNCIO”, o jornalista, escritor e editor da revista Òmnira, do Brazil, Sr. Roberto Leal, escreveu: – ” A poetica Angolana de Vrackichakiri Abelardo é algo de novo, inovador, é uma mistura é um jogo de palavras, um bailado de dialetos e linguagens regionais que traçam um perfil de um gingado que descarrega a sua energia nos grandes poetas que Angola já mostrou ao mundo, a exemplo de Agostinho Neto, Pepetela e Jorge Macedo, dentre tantos outros. É como Cicatrizar do Silêncio solta o seu grito para que o mundo acorde e viva esta história de amor e patriotismo que abraça o seu povo.

É como se quisesse cicsatrizar as feridas de mãe áfrica, costurar as fedas do sofrimento, calar o clamor sofrido do seu povo e soltar o grito para qubrar o silêncio de anos de escravidão de pobreza, de luta e de consequêntes vitorias vitórias e conquistas também… batalhas vencidas a sangue derramado, às vezes por um amor explicitado nas armas e exposto aos filhos perdidos para uma guerra declarada em busca de uma independencia nem tanto cansada, mas vivida, conquistada e compartilhada com aqueles que deram a sua vida pela sua negra Angola.

Vrackichakiri (soa bem este nome) tem uma intectualidade em completo estado de lapidação, transformando brutos versos em diamantes repletos de humildade, amor e sedento por mudanças positivas para que possa ver brilhar essa angolanidade desconhecida e que precisa ser adotada pelos ventos que carregam as boas mensagens das minas e a negritude do petroleo e da recostrução da cidadania fertil que a cada cidadão da África deva pertencer a sua cultura a sua poesia e a sua arte de conversar com o mundo lá fora. Sua poética é sinónimo de conquista, de reparação e de paz. E antes de qualquer coisa: é poesia, são versos, é africanidade a flor da pele e é a cor da mais pura cumplicidade patriótica.

A filosofia se faz prsente, de maneira a mostrar a intelectualidade nos versos cadenciadamente negros e cobertos de uma liberdade historica, visando o resgate da trajectoria vitoriosa incorporada ao cotidiano. De quem tem na sua verdadeira identidade uma angolaficanidade retratada pelas mensagens filopoéticas do fazedor de versos do Uíge, aquele que também ama.”

Abelardo Alberto Sonhi Domingos “Vrackichakiri” é tambem o responsável do Portal do Uige e da Cultura Kongo, wizi-kongo.com em Angola.

Fonte wizi-kongo

 

Na imagem, o escritor,  poêta e jornalista Vrackichakiri Abelardo, ( quarta apartir da esquerda) com os jornalistas José Bule, Luís Fernando e o administrador principal do wizi-kongo.com(ex-muanadamba.net), Sebastião Kupessa “Muana Damba”.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.