Por Jeremias Kaboco
Uíge, 07/08 (Wizi Kongo): – A coordenação da rede das organizações da sociedade civil de luta contra a pobreza da região norte esteve reunida na cidade do Uíge para a troca de experiência.
A província do Uíge acolheu durante dois dias o segundo encontro de troca de experiencias entre grupo de mulheres das organizações da sociedade civil das províncias do Uíge e Zaire que decorreu nos dias 6 e 7 no salão nobre de São João Calábria (Picolí), com a participação de 82 membros deste número 27 provenientes ďo Zaire.
O encontro que teve a participação representativas das administrações municipais e comunais da província do Zaire e Uíge, conselho provincial da jucentude, amotrang, direcções municipais da educação e saúde, associações de escolas comunitárias, representantes de organizações politicas nomeadamente UNITA, CASA-CE, dentre outros estratos sociais.
Acção promovida pela organização não-governamental APDCH – Aliança para a Promoção do Desenvolvimento da Comuna do Hoji-Ya-Henda, financiado pela união europeia segundo falou em exclusivo ao Wizi Kongo o supervisor provincial Jeremias Maia Mateus, este entende que os mais vulneráveis devem ser defendidos, sobretudo mulheres e crianças.
Jeremias Mateus salientou ainda que o encontro teve como objectivos em trocar experiência entre os grupos de mulheres das duas províncias (Uíge-Zaire) e fazer o balanço das actividades desenvolvidas nas campanhas de sensibilização sobre a prevenção contra a pandemia do COVID-19, causado pelo coronavírus dentre outros objectivos o encontro serviu para reflectir a incidência do orçamento geral do estado 2020 revisto nos sectores da saúde e educação sobretudo aos grupos mais vulneráveis como mulheres e crianças.
Na intervenção de abertura Rosária da Conceição em representação a directora do gabinete provincial de acção social família e igualdade de género Vilana Nimba Bunga, agradeceu a iniciativa da APDCH e realçou a importância encontro de troca de experiencia entre os grupos de mulheres.
A Aliança para Promoção do Desenvolvimento da Comuna de Hoji-Ya-Henda (APDCH), com varias parcerias, coordena uma Rede de Organizações da Sociedade Civil envolvidas na luta contra a pobreza na Região Norte de Angola, em particular na província do Luanda, Uíge e Zaire, sendo uma organização não-governamental reconhecida pelo Estado angolano desde Abril de 2002.
Deixe uma resposta