
Uíge – As condições para a montagem de laboratório para a testagem da Covid-19 e de um hospital de campanha, na província do Uíge, no âmbito do combate contra esta pandemia, estão criadas pelo Governo provincial.
A informação foi prestada hoje (quarta-feira), nesta cidade, pela directora do Gabinete Provincial do Uíge da Saúde, Madalena Diogo, no final da visita que o governador Sérgio Luther Rescova efectuou as unidas sanitárias, centros e posto de saúde do município sede.
A responsável anunciou que quinta-feira chega à província do Uíge uma equipa chinesa, acompanhada do secretário de Estado para a Saúde Publica, Franco Mufinda, para constatar o local e as condições para acomodação do laboratório.
“ Existe o laboratório e o espaço, estamos apenas a espera que seja aprovado o local”, acrescentou Madalena Diogo.
Esclareceu que o laboratório será construído no bairro Mbemba Ngango, arredores da cidade do Uíge, sede capital da província.
Quanto ao hospital de campanha também a ser erguido na mesma localidade, Madalena Diogo, disse que neste momento a província aguarda apenas o arranque dos trabalhos para a montagem da infraestrutra, uma vez que já tinham sido avaliadas as condições do espaço.
Os laboratórios em Angola, estrategicamente, serão instalados nas províncias de Luanda, Uíge, Lunda Norte e Huambo.
Com a aquisição desses laboratórios, o país contará com equipamentos laboratoriais de alta capacidade para a testagem de Covid-19 e outras doenças virais.
Durante a visita, o governador inteirou-se do funcionamento do hospital e da maternidade municipal do Uíge, do centro de tratamento do olho e de saúde da igreja tocoista, sanatório e do depósito de medicamentos.
Via Angop
Deixe uma resposta