Deputados recomendam maior controlo das políticas públicas

PRESIDENTE DA VI COMISSÃO DA ASSEMBLEIA NACIONA, VICTOR KAJIBANGAFOTO: ANGOP

Uíge – Os deputados da VI Comissão da Assembleia Nacional recomendaram hoje (sexta-feira), no fim de uma visita de quatro dias à província do Uíge, a criação de mais políticas de controlo e fortificação dos projectos de investimento público em curso na província.

A recomendação foi feita pelo presidente da VI Comissão da Assembleia Nacional, Victor Kajibanga, no encontro de balanço de uma missão na província do Uíge. Na ocasião, o deputado acrescentou que vão continuar a acompanhar a situação e fazer advocacia junto do Governo para a criação, urgente, de condições para a resolução de alguns dos principais problemas que a população enfrenta, impulsionando igualmente acções com vista a um melhor desenvolvimento da região.

Segundo Victor Kajibanga,“não basta só a vontade política e esforços dos poderes públicos na resolução dos problemas, mas também é necessário que os operadores e agentes imediatos da gestão das instituições do Estado prestem o seu melhor, para uma gestão que vai de encontro com aquilo que são as expectativas do povo”, sustentou.

Victor Kajibanga manifestou a sua satisfação por encontrar um alinhamento e melhor entrosamento entre o Governo do Uíge e as instituições públicas visitadas, quer as da área da Saúde e da Educação, incluindo os casos do Instituto Superior de Ciência da Educação (ISCED) e Universidade Kimpa-Vita, ambas no municipio sede local.

Entretanto, no sector da Sáude, disse, ainda há muito trabalho, apesar do que está sendo feito, “precisa-se de um melhor engajamento dos gestores, começando primeiro por uma racionalização dos recursos humanos e dos espaços”, sobretudo no Hospital Provincial, na capital, que merece um grande investimento para que se produza, com eficiência, um serviço de assistência médica e medicamentosa de qualidade para os cidadãos.

Quanto ao município da Damba, que enfrenta problemas de falta de salários de técnicos há 20 meses, apelou para a resolução urgente da situação logo que haja verbas para tal, assim como exortou para mais invesimentos em recursos humanos no ramo para que possam alargar os serviços no Hospital Municipal local.

A comitiva parlamentar reuniu-se ainda com a direcção da Univesidade Kimpa-Vita, a quem solicitou maior engajamento na implementação de progamas de investigação científica e sua divulgação, exemplificando os casos do projecto da Bomba da Água Azul, plantação de árvores medicinais nas zonas verdes, fomento do caule Yame, entre outros em pesquisa naquela instituição de ensino superior.

A VI Comissão da Assembleia Nacional é um orgão do Parlamento angolano que responde pelas áreas da Saúde, Educação, Ensino Superior e Ciência e Tecnologia, liderada pelo academico e deputado Victor Kajinbanga, que até hoje estiveram no Uíge a avaliar a situação social local, sobretudo nos campos da Súde e Educação.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.