Por Jeremias Kaboco
Uíge, 29/09 (Wizi-Kongo) – Setenta e três (73) elementos, dos quais 30 dos Habilidosos (incluindo três mulheres) e 43 dos Bokwaram, foram detidos de 27/28 do mês e ano em curso, pelos Serviços de Investigação Criminal em conjunto com a Policia Nacional no Uíge, no cumprimento de desmantelar ambos grupos que nos últimos três dias criaram pavor no município do Uíge, com maior realce nos bairros Candombe-Velho e Bungo, respectivamente.
Nesta terça-feira, os insurgentes dos Habilidosos, passaram dos limites e sem medo, invadiram as ruas do centro da cidade em plena luz do dia, bem como vários bairros periféricos desta cidade, saindo das habituadas localidades de Candombe-Velho, Bungo, Kacole, Benvindo, Kakiuia, causando um clima tenso e de insegurança no seio dos habitantes, mas, as duas forças da corporação do MININT não estavam de braços cruzados e, como resultado, em dois dias, conseguir capturar 73 deles.
A informação foi avançada, hoje, quarta-feira em exclusivo ao Wizi Kongo, pelo porta-voz dos Serviços de Investigação Criminal do Uíge, Zacarias Fernando, tendo classificado a situação de segurança pública como calma há caminho de 24 horas e sob controlo das forção, pelo que, de seguida, apelou a população a não deixar-se levar por informações falsas que visam desestabilizar a paz, sobretudo aquelas que circulam nas redes sociais e que devem optar pelo espirito de denúncias.
Das operações efectuadas, aponta que, foram aprendidas e apresentadas (35) catanas, (6) facas, (3) desmontas vulgo pé de cabra, (4) pás, (1) martelo, (3) garrafas, (2) ferros, (1) serrote, (1) machado, (5) armas de fogo das quais duas do tipo AKM, uma Micro Galile e duas caçadeiras, (2) pares da farda da polícia nacional, igual número de cinturão e boné da polícia, (65) Kg de estupefaciente vulgo liamba, (5) cinco cadeirinhas e (6) mochas e um telemóvel de marca Samsung.
Hoje, os 73 elementos, foram apresentados ao ministério público. Entretanto, numa ronda efectuada na manhã desta quarta-feira (29) pelo Wizi-Kongo em demais ruas e bairros do Uíge, foi visível a ausência de alunos em várias escolas da cidade, com destaque a escolas (68). Porém, o clima é estável e os efectivos dos SIC continuam em operações a fim de neutralizar todos os elementos. Desta parte, o portal Wizi Kongo, vai continuar a acompanhar o caso e divulgar todas as ocorrências.
Deixe uma resposta