Por Alfredo Dikwiza
Uíge, 04/04 (Wizi-Kongo) – No município do Bungo, 78 quilómetros a norte da cidade do Uíge, decorrerá de 6 a 9 do mês e ano em curso, na sala de reuniões do pavilhão multiuso local, uma formação metodológica destinada aos directores e subdirectores dos três níveis de ensino, numa iniciativa da diecção municipal da educação, liderada por Lucas Paulo Bunga, cuja abertura do acto caberá ao administrador municipal, Panzo Joaquim, soube, hoje, domingo, Wizi-Kongo, do responsável máximo do sector daquela circunscrição.
Como disse, a formação do homem é uma das armas sublime para o desenvolvimento sustentável do país é, nesta conformidade, como avança, que, a sua direcção surge em virtude de mais uma acção formativa, concretamente, a realização de um seminário metodológico, dirigida aos responsáveis máximos de cada escola a nível do Bungo.
Trata-se, segundo frisou, de uma formação que vai unir em quatro dias, 90 e tal chefes de cargos escolares, entre titulares e seus adjuntos em abordagem, entre outros, os temas como “ética e deontologia profissional”, “gestão de conflitos”, ”perfil do professor”, “decretos que asseguram as bases do sistema de educação e da administração pública”.
Para o êxito do aludido seminário metodológico, sublinha, será orientado por dez formadores, entre os quais, quadros seniores da administração municipal e da educação, todos locais. Assim, acrescenta Lucas Paulo Bunga, dada a importância que a mesma reveste, aconselha todos os presentes um maior aproveitamento dos conteúdos que serão ministrados.
E, lembrou, com base aos reconhecimentos dos feitos protagonizados ao longo dos anos diante do exercício da formação do homem, serão, homenageados no culmino da formação, dois ex directores, Simoni, da escola primária do Banza Lukunga e Clementina André Domingos, do Liceu do Bungo, ambos a gozarem da reforma merecida.
PUBLICIDADE
Deixe uma resposta