Por Alfredo Dikwiza|Jornalista
Uíge, 28/07 (Wizi-Kongo) – Sexta-feira 26/07, pareceria um dia normal para qualquer um, mas não para Ivano Castelo João Puza, familiares, colegas e amigos, bem como a universidade Gregório Semedo, que ficou gravado, testemunhou pelas melhores razões os rostos de satisfação pela distinção de 18 valores, fruto do seu brio na dissertação para obtenção do grau de mestrado sob título “implementação do Open Banking como factor impulsionador do sistema bancário angolano: desafios e perspectivas 2020/2023”.
“Open Banking” é um sistema que permite o compartilhamento seguro de dados financeiros entre instituições e terceiros, com consentimento do cliente, utilizando uma única conta para acessar diversos serviços. Promove inovação, personalização de serviços e facilita a comparação de produtos. Os principais desafios incluem garantir a segurança dos dados e educar os consumidores. Em suma, transforma a experiência financeira, aumentando a transparência e a concorrência, mereceu pano de fundo do autor, concretamente, Ivano Puza, que, não deixou dúvidas ao corpo de jurado sobre o domínio do conteúdo em referência, tendo, para isso, ficado apenas a dois (2) valores para ser coroado com 20/20 a sua dissertação de mestrado.
De 36 anos de idade, casado e pai de dois filhos, Ivano Castelo João Puza, é natural da comuna do Kuilo Futa, município de Makela do Zombo, província do Uíge e com trechos biológicos ligados ao município do Songo/Uíge, igualmente, a província do Kwanza Sul, na sua carreira profissional, já foi chefe do departamento científico, de departamento de cooperação, de departamento de inspecção, de departamento de recursos humanos e chefe de secção de estágio e emprego.
Uma vez mestre, Ivano Puza, disse hoje, ao Wizi-Kongo, estar agora com as baterias viradas para o doutoramento nos próximos momento, em “finanças digitais” com objectivo de melhorar o cenário financeiro angolano e lembrou ser autor de três artigos científicos publicados em revistas internacionais, igualmente, formador pioneiro do INAPEM, com testemunhos de formações realizadas para empresários e empreendedores entre 2014/2019, em diversos municípios da região do Uíge.
Sendo um dos três (3), entre os oito (8) irmãos biológicos que são, Ivano Puza, possui o grau de bacharel pela universidade Agostinho Neto (polo universitário Kwanza Sul/2007-2009), em “contabilidade e gestão” e licenciado em “controlo financeiro” pelo Instituto Superior de Angola/2010, é, também, membro efectivo da ordem dos economistas de Angola.
O também empresário desde 2017, observou que, o seu trabalho ora defendido deixa contribuições valiosas de realce aos agentes reguladores e para a moralização do sistema bancário angolano. Entretanto, é membro visionário do centro de investigação e processamento de dados da faculdade de Economia da UNIKIV com a participação em vários eventos científicos internacionais, com realce para simpósio.
Actualmente Ivano Castelo João Puxa é chefe do Departamento de Administração e Serviços Gerais da Faculdade de Economia e integra a equipa de investigação científica daquela unidade orgânica da Universidade Kimpa Vita.
Parabéns, bem haja e tudo de bom MSc Ivano Puza.
Parabéns o meu chefe, você é um exemplo para juventude, vamos dar instruções e aconselhar os nossos filhos para seguir os pés do mestre IVANO.