General João de Matos foi natural do Uíge

Dados Biográficos do General João de Matos

O general João Baptista de Matos, falecido a 04 de Novembro de 2017, no Reino de Espanha, vítima de doença, nasceu na província do Uíge, a 30 de Maio de 1955.

Ingressou nas extintas FAPLA em 1974, e formou-se, de 1983 a 1987, em ciências militares, na Academia Militar de Frunze, antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Durante a carreira militar, exerceu várias funções, entre as quais comandante de companhia, batalhão, sector de forças especiais, director regional de inteligência militar e de comandante geral.

Foi Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, de 1992 a 2001.

A sua liderança foi fundamental para ganhar a batalha contra as então Forças Militares da Unita, após o retomar da guerra em 1992, na sequencia das primeiras eleições multipartidárias (1991).

Reorganizou o Exército e a mudança de estratégia, enfatizando a sustentabilidade dos ataques, em vez de ferocidade.

Foi fundador e presidente da Fundação Kissama em 2001, organização não lucrativa que tinha por objectivo a reabilitação, conservação e desenvolvimento da fauna e flora de Angola.

O seu primeiro projecto foi lançado em 2010, com o programa Arca de Noé, que teve por objectivo repovoar o Parque Nacional da Quiçama com vida animal trazida da África do Sul.

Ambientalista activo, envolveu-se em programas de protecção de conservação da vida selvagem, como o projecto de protecção da tartaruga gigante.

Recebeu várias condecorações, medalhas e louvores, tanto a nível nacional, quanto internacional, ao longo da sua carreira militar.

  • Portal MPLA/Redes Sociais.
Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.