Uíge – O governador da província do Uíge, Pinda Simão, incentivou hoje, terça-feira, as mulheres camponesas da região a elevar a produção agrícola de forma a aumentar as rendas e garantir a subsistência das famílias.
O governador fez este pronunciamento quando orientava a cerimónia de abertura do Fórum Provincial da Mulher Rural, uma iniciativa do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género do Uíge, tendo sublinhado que o aumento da produção de alimentos ajuda também a combater a fome e a pobreza na região.
Lembrou que a camada feminina constitui a maioria da população angolana, por isso deve ser motivada a participar activamente no sentido de contribuir no processo de desenvolvimento do país e na diversificação da economia nacional.
Reconheceu existirem dificuldades no sector agrícola da província do Uíge, como carência de máquinas de lavoura, sementes e transportes para o escoamento de bens do campo para os mercados.
Para inverter o actual quadro, Pinda Simão fez saber que o governo local está a apostar em acções que visam o fomento e a revitalização da actividade agrícola, bem como está a implementar programas de combate ao analfabetismo na zona rural.
Apelou às mulheres no sentido de evitarem fazer queimadas por prejudicar o meio ambiente e empobrecer os solos.
No evento, os participantes estão a abordar matérias sobre agricultura familiar, critérios para o acesso à posse de terra, fomento ao crédito para o exercício da aquicultura e piscicultura, entre outros assuntos.
Via Angop
Deixe uma resposta