Hospital provincial do Uíge com novo bloco operatório

Uíge – O hospital provincial do Uíge conta a partir de hoje (quinta-feira) com um novo bloco operatório para reforço das actividades cirúrgicas.

O bloco operatório, reinaugurado pelo governador da província, Pinda Simão, esteve paralisado durante seis anos e possui três salas para operação, esterilização e de reanimação, funcionando com 18 técnicos.

As obras foram executadas em 45 dias no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP), do governo da província, com vista a melhoria dos serviços de assistência de saúde da população local.

Para o governador provincial do Uíge, Pinda Simão, a entrada em funcionamento daquela área hospitalar é um passo importante no sentido de se garantir o reforço das actividades cirúrgicas praticadas pela instituição e na melhoria da qualidade dos cuidados médicos à população da província.

O director geral do hospital central do Uíge, Miji Ernesto, reconheceu que a inoperância do mesmo nos últimos seis anos criou constrangimentos nas actividades cirúrgicas da principal unidade hospitalar da região.

Deu a conhecer que o hospital conta com uma equipa médica cirúrgica que vai continuar a prestar serviço no bloco operatório, dos quais, três ortopedistas, quatro cirurgiões, 12 anestesistas, três estomatologistas, um oncologista e igual número de urologista e hematologista.

Via Angop

  • Related Posts

    DETIDOS QUATRO CIDADÃOS QUE MANTIVERAM FAMÍLIA DE AGENTE DO SIC COMO REFÉM NO UÍGE

    O Serviço de Investigação Criminal no Uíge, no âmbito das acções de combate aos crimes violentos, procedeu, nesta terça-feira, 26 de Maio de 2026, à detenção de quatro cidadãos nacionais, por factos que configuram o crime de sequestro, no bairro Mbemba-Ngango, nos arredores da cidade do Uíge.

    O incidente ocorreu quando os acusados, integrantes de uma associação criminosa denominada “DPP”, ao tomarem conhecimento da detenção do seu líder, em cumprimento de um mandado emanado pela PGR, pelo crime de roubo qualificado, e posteriormente submetido à medida de coação de prisão preventiva pelo Juiz de Garantias, tendo sido conduzido ao Estabelecimento Penitenciário do Kongo, decidiram retaliar contra um efectivo do SIC que, alegadamente, participou na sua captura.

    Na sequência, enquanto o referido agente se encontrava em serviço, os implicados, em número de oito e munidos de armas brancas, designadamente catanas e facas, dirigiram-se à residência do oficial, onde mantiveram como reféns a esposa e os seus três filhos, exigindo a libertação do referido líder da associação criminosa.

    SIC NO UÍGE DETÉM 10 CIDADÂOS ENVOLVIDOS NO TRÁFICO DE MINERAIS COM DESTAQUE PARA O OURO

    O Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Uíge deteve 10 cidadãos, entre nacionais e estrangeiros, por alegado envolvimento no tráfico ilícito de minerais estratégicos, com destaque para o ouro, no âmbito de uma operação realizada mediante mandado da Procuradoria-Geral da República (PGR).

    A operação foi conduzida por forças conjuntas do Centro de Segurança de Minerais Estratégicos (CESME), do Serviço de Inteligência e Segurança de Estado (SINSE) e do Serviço de Investigação Criminal (SIC), como parte das acções de combate à exploração e comercialização ilegal de recursos minerais.

    Entre os detidos constam cidadãos de várias nacionalidades, nomeadamente angolana, portuguesa, moçambicana, zimbabweana e libanesa.

    Entre os implicados encontra-se igualmente um menor de idade.

    Segundo as autoridades, o grupo operava a partir de uma empresa de fornecimento de água potável, alegadamente utilizada como fachada para facilitar actividades ligadas à exploração e ao tráfico ilegal de ouro.

    Durante a operação, os efectivos do SIC apreenderam diversos meios utilizados na actividade criminosa, entre os quais 10 passaportes de diferentes nacionalidades, além de outros documentos de identificação.

    Do material recuperado constam ainda mais de 80 gramas de ouro, um cofre e vários equipamentos supostamente utilizados na extracção e exploração do minério.

    As autoridades apreenderam igualmente 21 telemóveis, sendo 17 digitais e quatro analógicos.

    No domínio financeiro, foram recuperados mais de 19 milhões de kwanzas, além de 50 dólares norte-americanos e 430 mil libras, valores que, segundo o SIC, estavam em posse do grupo no momento da detenção.

    O porta-voz do SIC no Uíge, Zacarias Fernandes, apresentou os meios apreendidos e esclareceu as circunstâncias da operação que culminou com a detenção dos suspeitos.

    Via RNA

    História do Kongo

    OS BASUNDI: POVO DO KONGO CENTRAL E HERDEIROS DE UMA ANTIGA PROVÍNCIA DO REINO DO KONGO

    OS BASUNDI: POVO DO KONGO CENTRAL E HERDEIROS DE UMA ANTIGA PROVÍNCIA DO REINO DO KONGO

    OS DIALECTOS KONGO DO GRANDE BANDUNDU

    OS DIALECTOS KONGO DO GRANDE BANDUNDU

    Os LAçOS ENTRE A PROVÍNCIA DO KWILU MA RDC E OS KONGO

    Os LAçOS ENTRE A PROVÍNCIA DO KWILU MA RDC E OS KONGO

    DO REINO DO KONGO A BANDUNDU: UMA HISTÓRIA POUCO CONTADA

    DO REINO DO KONGO A BANDUNDU: UMA HISTÓRIA POUCO CONTADA

    GRUPOS ÉTNICOS BAKONGO NA REGIÃO DE BANDUNDU/RDC (Kwango e Kwilu)

    GRUPOS ÉTNICOS BAKONGO NA REGIÃO DE BANDUNDU/RDC (Kwango e Kwilu)

    DOM PEDRO VIII, REI DO CONGO (1923–1954)

    DOM PEDRO VIII, REI DO CONGO (1923–1954)